quinta-feira, 22 de março de 2018

Frelimo discute eleição de Nampula com olhos postos nas autárquicas


Frelimo discute eleição de Nampula com olhos postos nas autárquicas
A Frelimo vai debater, durante a II sessão ordinária do Comité Central, que inicia esta sexta-feira, os resultados da eleição intercalar de Nampula, onde o seu candidato saiu derrotado, a projectar as próximas eleições autárquicas, agendadas para 10 de Outubro do corrente ano.
A informação foi avançada pelo porta-voz da Frelimo, Caidafine Manasse, esta quarta-feira, durante uma conferência de imprensa que serviu para anunciar a realização da sessão ordinária do partido, que vai decorrer até domingo, na Escola do Partido, na cidade da Matola.
“Também irá ser debatido o processo da eleição intercalar de Nampula, onde o Comité Central vai fazer uma avaliação sobre o que, de facto, aconteceu, para ver o que a Frelimo vai fazer nos próximos pleitos”, disse, citado pela AIM.
“A agenda principal está relacionada com a direcção máxima do partido para em conjunto com o Comité Central ver como estamos a dirigir o governo. O governo vai apresentar ao Comité Central a sua visão do que foi feito até hoje olhando para o manifesto apresentado aos munícipes”, acrescentou.
Na sessão, também haverá eleição de secretários do Comité Central.
Manasse reafirmou que, além de debruçar-se sobre a governação, a sessão do partido visa ainda preparar o plano de acção para os próximos pleitos eleitorais, deste ano e de 2019.
Disse que se vai ainda discutir a proposta do regulamento dos estatutos que foram aprovados no XI Congresso.
Frelimo reúne-se na Matola para introspecção e analisar a sua derrota em Nampula
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Emildo Sambo  em 23 Março 2018
Share/Save/Bookmark
O partido no poder, a Frelimo, tranca-se na sua Catedral, na cidade da Matola, a partir desta sexta-feira (23) até domingo (25), em segunda sessão ordinária do Comité Central, para, entre outros assuntos, discutir a “visão máxima” do partido e reflectir sobre a forma como o mesmo dirige o país, disse o porta-voz Caifadine Manasse.
No evento, o Governo deverá apresentar o relatório sobre o trabalho que tem vindo a fazer desde que foi constituído, em 2015, aquando da tomada de posse do Presidente da República e, simultaneamente, da Frelimo, Filipe Nyusi.
O relatório a ser apresentado pelo Executivo ao Comité Central da Frelimo visa aferir até que pontos se está a materializar o manifesto eleitoral prometido aos munícipes, bem como medir o desempenho do nosso próprio Governo, disse Caifadine Manasse, em conferência de imprensa.
Num outro momento, segundo explicou o porta-voz, será prestada informação sobre a forma como decorreu a eleição autárquica em Nampula. Pretende-se, com isso, perceber “o que é que aconteceu” e levou à derrota do candidato Amisse Cololo e perspectivar as próximas eleições autárquicas e gerais.
Refira-se que Tomás Salomão era chefe da brigada da Frelimo à segunda volta da eleição intercalar autárquica da cidade de Nampula e Amisse Cololo obteve 41,40% de votos, contra 58,60% de Vahanle.
Num outro desenvolvimento, Caifadine Manasse disse que serão eleitos os secretários do Comité Central, porque aquando do 11o Congresso as vagas disponíveis não foram preenchidas na totalidade.

Sem comentários: