terça-feira, 20 de março de 2018

Incorporação do Chefe dos Serviços Municipais do Bairro e a Consequente Eliminação do Secretário do Bairro

Ora bem, certamente que posso estar a levantar um debate que para alguns pode ser inútil, mas eu julgo ser de extrema pertinência.
O camarada Calisto Cossa, presidente do Conselho Municipal da Matola, meu município, quando começou a trabalhar achou ideal descentralizar os serviços para os bairros com vista a fazê-los chegar cada vez mais próximo dos munícipes - o que, sem sombras de dúvida, está a surtir efeitos positivos. Para tal, foram nomeados alguns funcionários do Conselho Municipal para serem chefes dos serviços - até ai tudo bem - porém é isto que queremos ter, um representante do presidente ao nível local. Já não precisamos de ir a Matola-Sede para tratar varios assuntos, tudo, até audiências o chefe dos serviços faz. 
Mas porque não há "bem sem não", entendo que a eliminação do posto de secretário do bairro ao nível do para dar espaço a chefe dos serviços municipais, ao nível do bairro, julgo a isto como um erro grotesco para aquilo que é o sistema governativo da nossa Matola.

Ora vejamos: o secretário do bairro era representante do Governador, Administrador, ao nível local - ele é o governo local - não faz muito sentido que um governador quando visita um bairro seja recebido por um chefe dos serviços municipais, atendendo e considerando que poderíamos muito bem ter alguém que o representasse, no caso o secretário do bairro. O chefe dos serviços está para receber o presidente do Município e resolver assuntos municipais no bairro. 
Na mesma senda, falando da resolução de assuntos municipais no bairro, tem sido tónica apresentar-se questões relactivas à construção de uma escola secundária no meu bairro, porém o chefe dos serviços sempre responde que tal assuntoé da responsabilidade do governo central... Portanto, o município ainda não tem essa responsabilidade, assim como sobre vários assuntos, a destacar a saúde. Com toda a razão! Ele está para atender assuntos municipais. Mas julgo que, se tivéssemos um secretário do bairro, teríamos alguém que pudesse encaminhar essas preocupações ao governo.

Certamente que alguém pode estar a dizer que temos de olhar para a questão de exiguidade orçamental, ou o secretário do bairro não terá muito trabalho. Assim sendo, está tudo bem. Mas há questões de competências. Há assuntos que são de competência municipal e outros ao governo.
Xavier Uamba
Comments
Leonardo Duarte Grande Xavier Uamba sempre a lutar pela Matola que queremos
Manage
Reply2d
Tira Teimas Esse distrito e município me viu a nascer, não há razões para não lutar por ele.
Manage
Reply2d
Júlio Mutisse Ilustre já discutimos isto anteriormente. O antigo secretário do bairro representava tudo menos o Governo seja Municipal ou central. Só a configuração da sala das sedes dos bairros demonstra que eram ou são mais partidários que governamentais. 
A vantagem que eles tinham era a legitimação popular a nível do bairro. 
Mas que é necessário mudar a forma de gestão municipal nos bairros lá isso é necessário e há muito que devia ter sido feito. O erro dessa gente é não buscar solução é insistir nas competências ou falta delas do que registar e encaminhar ss preocupações dos munícipes. Não é esse tipo de pessoas que queremos a gerir nossos jnteresses
Manage
Reply2d
Tira Teimas Meu mais velho que perfil devia ter o chefe dos serviços municipais?
E a questão de alguns serviços(saúde, educação e outros) que ainda não são de competência do Município como que fica?
Manage
Reply2d
Júlio Mutisse Senioridade e maturidade. Dois ingredientes que lhe permitam ouvir todas as preocupações incluindo as que não fazem parte do portfólio municipal e encaminhar as entidades competentes. 
Maturidade
Manage
Reply2d
Tira Teimas Faço essa questão porque em Matola-gare, me bairro não temos ainda uma escola secundária, apresentou-se várias vezes essa preocupação ao chefe dos serviços municipais mas ele respondeu que "não cabe ao município construir uma escola mas sim governo" até tudo bem tem razão por questões de competência. Mas precisa olhar para esta questão com serieridade.
Victor Fazenda O ideal era eliminar-se a Governação nos locais onde o estado definiu que a comunidade pode politica, economica e socialmente organizar-se por si propria, tais assuntos que sao proprias do Estado, este poderia fazer atraves dos podeles legalmente constituidos ao nível local. Mas penso que não compete ao Presidente do Municipio eliminar a estrutura administrativa do estado ao nível local, ou as secretárias dos bairros estavam sobre sua alçada e ele alterou a demonição e composição somente ou estas foram eliminas pelo poder central. Mas não acho que é a ele que se deve reclamar sobre a estrutura do Governo e é legitimo que este monte sua estrutura, com representações ao nivel local.
Manage
Reply2d
Tira Teimas De facto. Ele pode muito bem colocar la serviços municipais mas não tem competência para eliminar Omã figura de secretario/a do bairro. Cabe ao governo eliminar essa figura.
Manage
Reply2d
Júlio Mutisse Os secretários dos bairros são líderes comunitários na definição da legislação relevante e são legitimados pelas populações locais. Tem funções específicas, por exemplo, no auxílio a cobrança de impostos. Cabem perfeitamente na estrutura administrativa municipal e eram uma ajuda. Por isso no meu tempo recebiam um subsídio pelo seu trabalho e pretendíamos que eles se tornassem estrutura administrativa municipal. Não acredito que o CMCM tenha eliminado os secretários dos bairros. Deixou de administrar os bairros através de líderes comunitários para fazê lo através de agentes mais profissionais, preparados e competentes. 
A sua preocupação nem se quer ia ser resolvida pelo secretário do bairro porque no modo de actuação, dentro da estrutura administrativa municipal, ele se subordina a esta. Aliás, a legitimação desses líderes comunitários é feita perante a administração municipal e não estatal e o trabalho deles é coitado (digamos assim) pelos municípios.
Manage
Reply1d
Tira Teimas Bom dia mais velho, em relação aos distritos onde não temos ainda municípios, eles subordinam-se ao Distrito?

Temos outra situação, o Posto Administrativo subordina-se a quem?
Manage
Reply1d
Júlio Mutisse Não sei se temos Secretários de bairro como os temos nos bairros das cidades mas há, lá também, lideranças comunitárias que articulam sua acção com a liderança estatal. O Posto Administrativo existe como unidade administrativa abaixo do Diatrito. Tens o pais dividido em províncias, estas em distritos, estes em postos administrativos e estes em localidades.
Eu sou natural da localidade de Madzukane, Posto Administrativo de Madzukane, Distrito de Mandlakazi, Província de Gaza em Moçambique.
Tira Teimas Copiado mas há um porém , se recorda em algum tempo Conselho Municipal da Matola quis tomar posto administrativo de assalto, havia mudado nome de Posto Administrativo para Vereacao. O que isto significava?
Manage
Reply1d
Júlio Mutisse Na estrutura municipal o posto administrativo tal como o conheces é estrutura administrativa do Municipio. Os seus chefes do posto São sempre indicados pelo pcm. Entendes?
Manage
Reply1d
Júlio Mutisse Pesquise sobre a organização administrativa dos Municípios
Manage
Reply1d
Tira Teimas Copiado. Se assim o Distrito não tem muitas competências.

Mas vou informar-me mais
Manage
Reply1d
Júlio Mutisse Administrativamente não. Dentro do território municipal gere só as coisas que estão fora das competências do Municipio: educação, saúde, defesa e segurança.
Agostinho Inguane Xavier Jorge Uamba foi recentemente empossado presidente do Município da Matola. Viva a Matola que queremos!!!
Manage
Reply22h
Tira Teimas Não entendi nada irmão. Quem foi empossado PCMCM?

Sem comentários: