quinta-feira, 22 de março de 2018

Nada é tão injusto e inaceitável tanto como pagar por aquilo que não se consumiu


OS MOÇAMBICANOS NÃO DEVEM SER PUNIDOS/PENALIZADOS DUAS VEZES PELO MESMO CRIME (DÍVIDAS ILEGAIS) ENQUANTO OS RESPONSÁVEIS DE TUDO ISSO ESTÃO NUMA BOA (WELLA): Não se deve condenar este povo a desgraça e pilhagem dos recursos naturais por causa das dívidas ilegais privadas que não beneficiaram o Povo.
Nada é tão injusto e inaceitável tanto como pagar por aquilo que não se consumiu, pagar dívidas de terceiros que só e somente tiraram proveito delas os que fizeram as tais dívidas. É mais injusto ainda saber que se pretende pilhar os recursos naturais em nome das dívidas, sacrificando as riquezas deste país mergulhado na pobreza para pagar tais dívidas que trouxeram crises (económica, financeira e fiscal), retrocesso (aumentaram a pobreza) e muito sofrimento aos moçambicanos. Ninguém viu a cor desse dinheiro, a não ser os que contrairam as tais dívidas.
O País já está a ser duramente penalizado por causa das dívidas ilegais que nos ultimos dois anos levaram a suspensão da ajuda ao orçamento por parte dos Doadores e ao bloqueio financeiro parte do FMI e outras instituições que por sua vez, contribuiram para o aumento de custo de vida, desemprego, falências, cortes nas despesas publicas e restrições orçamentárias (austeridade). O mesmo Povo não deve ser impedido (punido e penalizado outra vez) de usufruir e se beneficiar das receitas da exploração do gás natural do Rovuma por causa das mesmas dívidas contraídas por terceiros e de forma ilegal. Ninguém deve ou devia ser condenado ou punido duas vezes pelo mesmo crime…mas está a acontecer.
Péricles Maquiavel 22/03/2018
Comments
Aghast Mandu Mas qual é a dificuldade de entregar os responsáveis deste crime a barra da justiça? Não percebo, vejo que nas próximas eleições terei mesmo de votar!
Manage
Reply4h
Fernando Veloso Sem dúvida !!! Esta é a pergunta para a qual todos nós deveremos ter resposta !!!... estou consigo
Manage
Reply4h
Isac Dos Djives Somente o governo pode denunciar os verdadeiros culpados. O governo pode mudar os culpados, mas somente o povo pode mudar o governo
Manage
Reply4h
Aghast Mandu O governo já se apercebeu como nós (povo) somos, nunca tomamos medidas para revirar essa porra, só sabemos murmurar, por isso mesmo que a Frelimo faz e desfaz, e cá estamos nós, caladinhos ao olho do malfeitor!
Manage
Reply3h
A-xikunda Materula Estes gatunos merecem cadeia
Manage
Reply2h
Aghast Mandu A-xikunda Materula temos de fazer algo, antes das eleições
Manage
Reply2h
A-xikunda Materula Sim temos k nos mobilizar em grande escala,EU começarei a falar nas minhas actuações
Manage
Reply2h
Aghast Mandu A-xikunda Materula eu serei o primeiro a lançar a pedra, mas não me deixe sozinho na hora de blindados quando chegarem, please confio em ti!
Manage
Reply2h
A-xikunda Materula Na boaaaaaaaaaaa meu brother
Manage
Reply2h
Aghast Mandu Fernando Augusto Januario meu Caro você falou tudo, estás de parabéns! Mas acontece que nós somos medrosos ou não nos importamos!
Manage
Reply2h
Gilson Sitoe Se a situacao nao mudar ate Outubro nao irei votar pois nao sei aquem votar
Manage
Reply2h
Aghast Mandu Gilson Sitoe vamos criar igreja e saímos da crise kkkkkkkkkkkkkk
Manage
Reply1h
A-xikunda Materula Parece me k o povo de Nampula teve uma solução
Manage
Reply2h
Fernando Augusto Januario Como é que o Governo do dia pode entregar os culpados se também faz parte da culpa? Quem pode resolver este assunto é o próprio povo, em suma somos nós não o Governo que também esta hipotecado. Num País onde o PGR é nomeado pelo PR, o que se espera? Nos vivemos num País onde a cegueira nos consome, onde aceitamos ser enganados passam anos, mesmo nesta época que difere das décadas 70, 80 e 90, onde o nível de intelectualidade em Moçambique era quase zero. 
Agora estamos a associar o pagamento das dívidas ocultas ao Gás do Rovuma, eu pergunto alguma vez nosso Governo já fez algo com humanidade a pensar no desenvolvimento da população? O negócio do gás de Pande/Temane, quando foi feito será que alguns Governantes não eram Sócios da Sasol? Não se justifica que num país com tantos recursos energéticas e outros a população tenha o nível de vida que tem. Mas em fim precisamos de ter humanos no Governo, já basta gente sem um pingo de humanismo e sempre vestidos com a capa de Libertadores.
Manage
Reply2h
Diego Bellafiore Mamarom o dinheiro se o povo não entrega os ladrões então são cúmplices!!!penhorar o gás com juros?!!
Manage
Reply2h
David Balles ÚNICAS FORMA DE PENALIZAR OS GATUNOS DA FAMOSA E VENENOSA"MORTAL" "DÍVIDA OCULTA" e "MÁ GESTÃO DO PATRIMÓNIO DO POVO" É O CORTE PELA RAIZ DA FRELIMO. 
estamos sufocados, não ha emprego, não ha dinheiro a circular, água que se bebe é turva"amarela ", nã
o ha negócio, não ha liberdade, em suma tudo está mal, eu mi pergunto: " O QUE VOU LEVAR DAKI DE MOZ PARA IR VENDER EM ZIMBABWE?? " o dinheiro já não tem valor. E agora moz, só mi resta sacudir a FRELIMO Para entera-la.
Manage
Reply1h
Buene Boaventura Paulo A mana Fatima Mimbire levanta com a devida profundidade os contornos do mecanismo para pagamento das 'dívidas ocultas'; Moçambique é mesmo 'maning nice'; Angola está para reaver 500 milhões que tinham sido transferidos para UK em esquemas não muito diferentes dos Ematum & cia. No acto da responsabilização há muito dinheiro a recuperar nas mãos dos 'boladeiros', que dariam muito jeito para amortizar a nossa dívida... bem vistas as coisas menos de 1/4 do valor foi aplicado em bens e serviços concretos daquelas empresas e o resto está aonde? O Governo anda preocupado em reestruturação/negociações e agora coloca na mesa uma troca desigual do tempo pre-monomotapa (sal com boi, por exemplo) quando tem uma oportunidade de ouro do recuperar parte do dinheiro, que entretanto está cada vêz mais a escoar. No final não precisamos duvidar: só age desta maneira quem por culpa assumida sabe que o dinheiro roubado é para seu benefício próprio. O que fazer? As urnas soam muito pouco, talvez antes corrermos com a corja para não ter o privilégio de concorrer também...
Manage
Reply1h

Sem comentários: