sábado, 24 de março de 2018

Nyusi Repete o auto-consolo ja refutado por Frelimistas: A FRELIMO NÃO PERDEU EM NAMAMPLA



A FRELIMO NÃO PERDEU EM NAMAMPLA DISSE NYUSI


O presidente do partido Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, se pronunciou ontem sobre os resultados da eleição intercalar de Nampula, concretamente sobre a segunda volta.

De acordo com Nyusi, não pode se considerar verdade que a Frelimo tenha perdido o município de Nampula. “A Frelimo não perdeu Nampula, mas é verdade que não ganhou”, foram as palavras de Filipe Nyusi sustentando nos seguintes termos: “Em Nampula, a Frelimo está na oposição desde 2013”.


Nyusi fez o comentário na abertura da II sessão ordinária do Comité Central do partido a decorrer desde na Escola Central do partido na Matola, província de Maputo.

Julião João Cumbane is with Julião João Cumbane.
7 hrs ·


Uma correcção ao Presidente Filipe Nyusi

Em Nampula, o nosso candidato, o cda Amisse Cololo António, PERDEU a eleição intercalar a favor de Paulo Vahanle, candidato da RENAMO, na segunda volta. A derrota do nosso candidato é também nossa, nós a FRELIMO; e a vitória de Paulo Vahanle é igualmente vitória da RENAMO. Portanto, nós a FRELIMO, não só perdemos Nampula em 2013, também perdemos Nampula na recente eleição intercalar. O melhor que DEVEMOS responsavelmente fazer é reflectirmos sobre todas as nossas derrotas eleitorais, em 2013 e recentemente, sem recorrermos à falácia ou ao discurso de auto-consolação. O recurso à falácia ou ao discurso de auto-consolação para minimizar uma derrota é demagogia. Não façamos isso!


Eu disse.

Palavra d'honra!


Juma Aiuba Eu escrevi isso na semana passada e alguém intitulou de auto-flagelação. Eu escrevi aquilo porque notei que havia a minimização deste facto. Perder não pode ser "normal", pior quando se perde de forma retumbante e convincente.

A derrota da FRELIMO em Nampula e o tribalismo
Noto com alguma inquietação o avolumar de vozes, sobretudo dentro do Partido, socorrendo-se no TRIBALISMO para justificar a nossa derrota na pretérita eleição intercalar.
Esse exercício não só é perigoso como também e sobretudo pernicioso nos esforços para inverter o cenário.
Convocar a tese do tribalismo é um estratagema de auto-consolação, como o é dizer que a Frelimo não perdeu as eleições, mas tão somente as não ganhou, pois já estava na oposição em 2013. O pior é que a Renamo também estava na oposição e nem concorreu quando a Frelimo virou oposição. Ora, num jogo há 3 resultados possíveis: vitória, empate ou derrota. Tirando o caso do empate, verificando-se vitória (ou derrota) para um dos contendores, ao outro, necessariamente, se verifica derrota (ou vitória). Não há como um ganhar e o outro dizer que não perdeu!
No que se refere ao tribalismo como causa justificativa da derrota, vale recordar que sendo Nampula uma cidade cosmopolita (também como resultado da emergência de várias instituições de ensino superior e de outros tantos projectos empresariais, de 2005 a 2014), os votos que deram vitória Paulo Vahanle tanto podem ser de um makonde, changana, chuabo, lomwé, mwani, bitonga, matswa, ndau...etc. Aliás, há macuas que garantiram vitória noutros municípios e que a ser válida a tese do tribalismo só por mecanismos metafísicos podemos explicar isso.
Fazer um enquadramento hermeneutico tão reducionista como esse é adiar a resolução de um problema e convocar outros. Espero que daqui a 6 meses não se diga que perdemos Chókwé ou Mocímboa porque os machanganas e mwanis são tribalistas.
Apreciando o cenário nas calmas 😎
Comments
Dereck De Zeca Mulatinho Mankiko..
Fiquei estarrecido quando ouvi aquela tese e dita por quem a disse... A primeira questão que me apareceu foi: quem escreveu aquilo? Que coragem é aquela? Mas pensei no auditório e percebi que se houve coragem de escrever aquilo é porque havi
a certeza de concordância o que é uma pena enorme. 
Não perdeu e ganhou? 

Concordo com a hipótese que levanta no que se refere ao tribalismo como causa ou factor de derrota. 

O exercício tem de ir mais além, para se usar como justificativa. Pode ser? Sim pode, desde que ela própria, digo aFrelimo, admita que há tribalismo no seu seio, seus órgãos sociais e etc, só que para fazer isso, a sociedade terá que sair da "negação" que vivemos. É tabu falar de tribalismo por causa da "unidade nacional" mas, ele existe e se manifesta de diversas formas.
Manage
1dEdited
Isalcio Mahanjane E o estafermo ainda é levado a sério!
Manage
1d
Ce Henriques Estafermo é pouco! Asno!
Manage
1d
Kuyengany Produções Vive l'Opposition
Manage
See Translation1d
Dino Foi Não disse eu que as teorias furadas viriam?!
Manage
19hEdited
Alexandre Chivale Você é bruxo tal qual Manish Cantilal🤣🤣🤣
Manage
1d
Dino Foi Bwakakaka. Quando nos ouvirem estaremos a lutar para pelo menos manter Maputo! Esperto é MENDES, não está a esperar, é vai ou racha!
Manage
1d
Mwanemah Guimas Lembra aquelre marido que pergunta a mulher porque está triste e quando ela diz a verdade ( que envolve o comportamento dele) prefere lhe acusar de estar envolvida com outro indivíduo do que aceitar o problema e tentar resolver a base do problema! 💭💭🤔
Manage
1d
Dino Foi Mwanemah Guimas : pior então se for pixota pequena, encomenda lupa da América para aumentar tamanho!
Manage
1d
Mwanemah Guimas Dino Foi 🙈🙈🙈🙈
Manage
1d
Manish Cantilal Em que ano perdemos gurue e quelimane?
Manage
1d
Alexandre Chivale Manish Cantilal, não perdemos Quelimane em 2013. Apenas não ganhamos, pois já éramos oposição desde 2007😎
Manage
20h
Jeck Alcolete Conjecturas e mais conjecturas. Vamos pôr a ciência ao serviço do Partido (tem ali UP há mais de 15 anos pode muito bem dar essa ajuda).
Manage
1d
Jeck Alcolete Ou que se contrate uma empresa da especialidade
Manage
1d
MaNuel Bila Não sabem reconhecer a derrota e muito menos que tem falhado com o povo... desespero 

Assim vão insistir que os credores não sabem fazer contas porque não são do sul
Manage
1d
Benjamim Nhumaio A hipótese do tribalismo por si só não é suficiente para justificar a derrota, ou seja, o facto da Frelimo não ter vencido as eleições em Nampula. É imperioso que se entenda que Nampula de hoje, refiro-me a cidade de Nampula, já não é habitada somente por macuas, há várias tribos que constituem a população residente nesta parcela do país. Aqui em Nampula há uma miscelânea de tribos, cuja miscelânea deriva de vários factores. Neste contexto, invocar o tribalismo para analisar os resultados eleitorais é não querer abordar as questões de fundo que constituem o descontentamento generalizado dos munícipes de Nampula, repito munícipes Nampula, constituídos por várias tribos.
Manage
1d
Dereck De Zeca Mulatinho Mas aí é que surge uma outra questão: não sendo a Frelimo a governar a autarquia de Nampula desde 2013, com quem e porque estariam descontentes as tais tribos? Se falamos de "várias tribos" não estamos a falar de tribalismo ou será que ao falar de várias perdemos o conceito de tribo?
Manage
1d
Benjamim Nhumaio Ilustre para o caso concreto, escuso-me de recorrer ao conceito do tribalismo a que se refere. Há por aqui um entendimento de que são os macuas que não querem a Frelimo, ou seja, a maioria dos macuas. Daí que "macuas" sendo uma tribo,isso nos remete a situação de tribalismo. Mas isso não corresponde à verdade, dado que vezes sem conta ouvi várias vozes a falarem que o candidato X ou Y é filho da terra como que não se admitissem candidatos que não tivessem nascido em Nampula. Contudo, os munícipes cidade de Nampula não são somente os macuas.
Manage
1d
Manish Cantilal Chokwe nao sei mas cuidado com Maputo, o VM e muito forte
Manage
1d
João Carlos Subscrevo a precisão da tua análise Alexandre Chivale
Manage
22hEdited
Julay Sumbana Jnr Nunca trarà solução aos seus desafios se o problema for mal identificado... Simples como isso!
Manage
22h
Jose Muchamano Jofre As monções já sopram e ainda se falará do tribalismo(somos campeões do zona A ou B).
Manage
21h
Mariana Figueiredo Prefiro esperar pelas próximas eleições no país para confirmar se foi mesmo tribalismo. Parece-me mais que o povo está muito mais disperto do que em 1975 , como uma bomba a espera de uma fagulha para explodir. É bom não subestimar as massas😉
Manage
20h
Muhamad Yassine Perderam e melhor se prepararem para o proximo pleito com tempo.
Manage
19h
Gito Bazima O tribalismo não explica um resultado eleitoral em Moçambique, socorrendo me, até, das razões supramencionadas. Estar-se-ia a promover a pior das desculpas. Até porque Cololo é natural de Nampula à semelhança do Presidente Vahanle. Ademais, quem consegue alcançar cerca de 40% não pode ser chamado de vítima de uma tribo. Perdemos (nós da FRELIMO) pois a Renamo fez diferente/melhor que nós.
Manage
18h
Nuno Barbosa Essa novela está animar
Manage
14h
Teo Nhangumele Auto-consolação, auto-desresponsabilização, etc. É esta perniciosa nova característica da FRELIMO. Já lá se foram os tempos da crítica e autocrítica.

Hoje, quase todos na FRELIMOS querem ser aplaudidos mesmo sem terem feito nada de positivo. Hoje, tod
os quando realizam uma tarefa em 50% dizem que é positivo, esquecendo que para ser positivo tem de ser completada em 100%

O que já não entendo é que quem está em condições de mudar a cultura organizacional. Os padrões de exigências são dos mais baixos.
Manage
6hEdited
Ju Tajú Fez uma observação que faz todo sentido, mas, poucos têm a coragem de aceitar este ponto de vista.
Verdade é que, se um ganhou é porque o outro perdeu.

Lenon Arnaldo Também não exagere, desde quando vencer com 58% e em Nampula o que tem de retumbante?!
2Manage


Like · 4h

Juma Aiuba Desculpa, Lenon!Manage


Like · 4h

Lenon Arnaldo Juma Aiuba só perguntei irmao ..... nada fizeste de errado 😜Manage


Like · 4h

Juma Aiuba Pedi desculpas porque esse assunto mexe com muitas emoções. As vezes pensamos que estamos a ajudar e nos entendem mal. Pessoas como eu são sempre suspeitas.Manage


Like · 4h

Lenon Arnaldo Juma Aiuba nada a ver ..... política e como desporto em que há três resultados possíveis: Vitória, Empate e Derrota; Em que há adversários políticos e não inimigos.

Eu, penso assim - posso estar errado!
1Manage


Like · 4h

Juma Aiuba Neste caso, é preciso reconhecer que a Frelimo perdeu de forma retumbante em Nampula porque a própria Frelimo quando ganha com 51% já diz que a vitória foi retumbante, esmagadora e convincente. Pelo menos para a Freli qualquer vitória leva esses adjectivos. Hehehehehe
2Manage


Like · 4h

Becane Sibia Bravo.

Muita lucidez aquiiiii.Manage


Like · 5h

Lenon Arnaldo Também não entendi o sentido e alcance dessa de que : a Frelimo não perdeu nas intercalares de Nampula; Gostaria que Cda Presidente explica-se, tim tim por tim, o que na verdade quis dizer?!

Pelos vistos, ainda há muitos AG na presidência a induzir o PR a mataManage


Like · 4h

Ricardino Jorge Ricardo Mas o nosso PR e o vosso da frelimo, disse que Cololo nem a frelimo perderam as intercalar de Nampula. Afinal, quem fala aqui a verdade? Será o PF ou o Profe?Manage


Like · 4h

Jose Majasse Dombe Demagogia iss______Manage


Like · 4h

Mindo D'avila Dizem que quem perdeu foi MDM porem se esquecem que quando a frelimo perdeu em 2013 Renamo nao concorreuManage


Like · 3h

Raul Junior Por isso digo: abaixo cobardia da juventude bajuladora! Nada de se cantar hosanas quando o partido soma derrotas ate humilhantes. Sofremos sim derrota retumbante. Somos todos culpados. O partido 'e Nosso! Nyusi, Chissano, Guebuza, comissao politica, comite central, Roque Silva, Caifadine Manasse, OMM, OJM, ACLIN, comite provincial, Comite da cidade, comite da Zona, Comite do Circulo, Celulas do partido em Nampula e outros locais, membros e simpatizantes da Frelimo perdemos as eleicoes em Nampula. Para a nossa vergonha gastamos mais dinheiro que a oposicao+sociedade civil. Estranho que a sociedade civil tenha se aliado a Renamo! Perdemos e Perdemos! Culpa nossa porque subestimamos a oposicao. Tomas Salomao e outros estiveram em hoteis a beberem wisky! Atencao: Tomas Salomao entregou as costas e os nampulenses fizeram tanto ruido para Ele. Senti pena do Rapaz. Ficou isolado. Foi visto e descrito como Maputense apesar de ser de Inhambane-Maxixe ( awuyakwini Tomajani?). Nampula teve voto deliberado contra o Sul e nao voto consciente. So que nao sei se Cololo 'e do Sul! Outras coisas!!!!!!
1Manage


Like · 2h

Buene Boaventura Paulo Estou a imaginar nas eleições gerais, com o irmão da serra a ver obter mais votos e o discurso continuar este... aí sim vai animar

Adelino Buque
March 15 at 4:40pm ·

A VITORIA DE PAULO VAHANLE EM NAMPULA!
Antes de mais, deixe-me parabenizar o Senhor Paulo Vahanle, candidato do Partido Renamo, pela Vitoria na segunda volta das intercalares de Nampula, eh uma vitória merecida, construída na base de sacrifício, humildade e respeito por outro, Paulo Vahanle não tinha descanso, houvesse chuva ou calor, estava nos bairros a pedir o voto, isto foi notório mesmo na primeira volta, parabéns Paulo Vahanle, pela lição de humildade e respeito na sua campanha.
Quanto ao camarada Amisse Cololo, devo parabeniza-lo pelo esforço e crença que sempre teve, de que era possível vencer as eleições naquela parcela do pais, a derrota do candidato da Frelimo deve servir de lição ao Partido Frelimo sobre a sua forma de participação nestes processos que, na minha opinião, cinge-se a um modelo de campanha “velho” baseado no princípio histórico da gesta libertária do pais, para uma população que, não conheceu se quer o colonialismo Português.
Não só não conheceu o colonialismo Português, como não tem clareza sobre a heroicidade dos jovens de 25 de Setembro, num período em que, a luta pela vida os faz perder a veia patriótica que os caracterizou, não são poucos casos reportados de conflitos de interesse envolvendo esta geração de homens que, deveriam permanecer como referencia, pelo seu passado histórico, mas, infelizmente, as coisas não são bem assim.
Não estou condenando-os por isso, estou a constatar factos que, se quisermos, poderão servir de base de reflexão, infelizmente, no contexto de “mudança na continuidade” adotado, pela forma como os da mudança agem, parece mais tudo continuidade do que propriamente uma simbiose que pretende ganhar e manter o sentido patriótico que caracteriza e caracterizou os jovens de 25 de Setembro, quando enveredaram pela Luta Armada de Libertação Nacional.
Uma campanha eleitoral baseada em reuniões com funcionários públicos, de cuja filiação partidária se não conhece, parece querer traduzir o princípio de “quero, posso e mando”, o efeito deste tipo de campanha pode ser inverso, ou seja, no lugar de mobilizar, pode desmobilizar, uma campanha eleitoral, baseada em uso de meios que configuram exibição do bem-estar económico e social, pode ter efeito de penalizar por via do voto de quem nada tem.
Noto igualmente que, muitos dirigentes do Partido Frelimo naturais de Nampula, que teriam constituído uma mais-valia na campanha de Cololo, ficaram no seu conforto na cidade de Maputo e, para la foram pessoas que, aos olhos dos filhos da terra, não representam absolutamente nada, repito, aos olhos dos Nampulenses não lhes diz nada, se calhar, eh hora de refletir sobre a forma como a própria Comissão Politica estrutura os seus membros na direção do partido, valera a pena manter o modelo ou mudar para um modelo em que, os filhos da casa lideram a província politicamente, não me chamem de tribalista:
Vejo reações de muitas pessoas minimizando a derrota de Amisse Cololo em Nampula e me questiono, se eh assim, porque concorreu? Se não era importante a vitória, porque se fez tanto investimento para uma eleição que o fim último não era ganhar, julgo que, no lugar de minimizar, o importante seria tirar lições e ilações deste evento, para que, no futuro, não se cometa os mesmos erros, erros que, na minha opinião, podem ser evitados.
Eu faço esta reflexão publicamente, sei que muitos não irão gostar mas, convenhamos, me custa ficar indiferente, aqueles que não gostarem que tenham paciência, aqueles que acharem que há espaço de reflexão colectiva sobre os factos de Nampula, estou e ca estarei para dar a minha opinião, termino saudando o vencedor Paulo Vahanle e, Amisse Cololo por ter valorizado o processo eleitoral, no fim do dia, ambos são naturais de Nampula saberão respeitarem-se.
Adelino Buque

Sergio Tivane Palavras sabias para quem tem ouvido boa lição para os camaradas para q da próxima vecemos em Nampula e em toda parte de Moçambique .
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Muzila Wagner Nhatsave Subscrevo na integra o texto. este e o meu sentimento.
3Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Mouzinho Zacarias Quem não quiser aprender com Adelino Buque o problema é dele
4Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Magaia Mabjaia Disse e muito bemManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Write a reply...



Guto Gutizzo Quem não quiser aprender com Adelino Buque o problema é dele mesmo.....
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Adriana Dos Santos Palavras super bonitas do Adelino Buque.
Bem haja!!!
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Mira Gonsalves No fim todos fazem furtuna
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Carlos Paruque Subscrevo Nkoma Buque! E mais, a FRELIMO precisa de mostrar uma face diferente na distribuicao de renda num momento de crise como este...sinto pena da minha sola
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Celso Cortez Parabéns pelo texto, concordo com a questão de modelos de campanha adoptados pelo partido Frelimo penso que ja é hora de repensarmos seriamente se compensa, eu acho que não!

A derrota não é um fim mas sim uma etapa de um longo percurso!
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Sergio Serpa Salvador Critiquei "duramente" o método de arrastar funcionários públicos para campanhas/reuniões. A Frelimo devia preocupar-se com o eleitorado/votantes. As pessoas "arrastadas" podem, de alguma forma, fazer voto de "castigo". Infelizmente, de eleição em eleição, repete-se o mesmo método!
3Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Mouzinho Zacarias Não só... Descontar salários dos funcionários públicos para apoiar congressos ou um evento do comité central... Traz efeitos nefastos para a frelimo
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Aderito Monjane Concordo plenamente com a observação do Dr Adelino Buque. !!
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Dino Foi Subscrevo.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Joacheim Tembe Que Egidio Vaz leia e entenda este testiculo.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Write a reply...



José Luís Grande texto ilustre Adelino Buque, urge uma restruturação da governação partidária ao nível das províncias e da forma como a Frelimo organiza e gere as suas campanhas...
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Alberto De Maputo Concordo com sua analise. A Campanha foi feita com arrogancia, de ricos.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Gertrudes Munguambe Makague, hum, para quem houve, boa lição.......
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Daniel Eugenio Daniel Democracia e tambem saber ver e ouvir...Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Magaia Mabjaia Mia Couto Junior, Cadu Moreira, Fernando Nhaca, Nelson Albino Chichava Chichava, Cidadão Comum, Heelio Sive Marcos, Eugenio Mabunda, Negro Africano, Dany Mandlaze, Jr Chauque, Eduardo Domingos, Manhepa Chitembo Simao, Chaida Agnessi Nicaca, Joao Cabrita, José de Matos, Xina Inácio Matável, Ákila Jeremias Papasseco Papasseco, Gamito Dos Santos Carlos, Maria Regina Faustino, Joao Williamo Tivane, Judiao VasconcelhosVejam as verdades
5Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Cadu Moreira Sim senhor, interessante e imparcial artigo de opinião este do Dr Buque.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Ákila Jeremias Papasseco Papasseco Obrigado pelo chamamento
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Write a reply...



Fernando Costa Maturidade democrática. .. Parabéns Adelino... talvez a melhor fotografia que li do que se passou ontem..
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Efraimo Neves Está tudo dito
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Benedito Nhança ESTÁ DE PARABENS PELA OBSERVAÇAO! Avante.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Filomena Paula Waite Waite Palavras muito sabias!Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Joao Williamo Tivane Palmas para Adelino BuqueManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Adriano Muxanga Bem falado Dr.Buque.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Rui Armando Matavele Boa reflexão Camarada, temos que acordar, e fazer política a sério. Infelizmente é recorrente apostar-se em métodos pouco promissores, como por exemplo coerção na função pública, do que com o verdadeiro eleitor de coração que precisa ser conquistado com humildade.
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes Acha que ir a um bairro popular que foi esquecido á mais de 40 anos, vai cativar mesmo aquele morador? Essa é melhor estratégia, continuar amendrotando os funcionários públicosManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Jeronimo Sitoe Jerry Sempre vale a pena irmão. A reconciliação na humildade não caduca, pelo contrário, abre espaço para tolêrancia e convivência e aos poucos a conquista da confiança do eleitorado.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes Frelimo, humilde!!??Estes senhores são arrogantes por excelência, julgam-se seres superioresManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w


Write a reply...





Eduardo Domingos Ja falamos sobre elites de nampula k so aparece em tempo de campanha para ludibriar os nampulenses k nunca se beneficiaram de nada.
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes "A campanha mais bem organizada e mais forte é que tem mais hipóteses de ganhar", era do Cololo, eu dizia ao Dr Buque, que os macuas porque já tinham experimentado uma boa governação, nunca iriam querer voltar para trásManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w


Write a reply...





Xina Inácio Matável Falou e disse tudo.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Muller Branco Subscrevo na íntegra. ParabénsManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Nelson Junior Independemente da vitoria da Renamo e da derrota da Frelimo, o maior vencedor foram os cidadaos de Nampula...pois mostraram alto nivel de civismo,de tolerancia e de irmandidade...Oxala, que o resto do País,futuramente se comporte da mesma maneira em particular em Gaza e em Sofala...................
3Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Rutuane Valige Dr. Buque análise imparcial è isto. Parabéns e mta forçaManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Ákila Jeremias Papasseco Papasseco FORÇA pai grandeManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Rutuane Valige Estranhei ver Tomás Salomão. Eu sou macua mas ver Salomão me custou afinal a ilustre onde anda cm seus filhos
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes A frelimo sempre funcionou dessa formaManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Júlio Massango A ilustre espera benefícios e ir ao parlamento enxovalhar a oposição e não só : "os de dentro e os de fora ".Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Pedro Tiago Eu que tenho um chefe macua, devo deixar de respeita-lo? Acho que se quisermos excerbar o regionalismo, os danos serão incalculáveis.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes O voto e Moz, é tribal mano,Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes Em Moz, diziaManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w


Write a reply...





Lito Heliodoro Mundlovo Tudo dito Dr.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Pedro Miguel Notável reflexão, duma mente aberta.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w · Edited

Miguel Manjaze Bem dito Dr. Adelino Buque, esta derrota é o ecoar de uma prova evidente de, até que ponto a arrogância nos pode levar quando exacerbada. Viva os humildes! Parabéns ao justo vencedor!Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w · Edited

Benjamim Tomas-Antoni Parabéns caro Adelino Buque.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Wza Armando Parabenizo o raciocínio. Bem dito.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Reinaldo Vasco feliz ou infelizmente os resultados em nampula são estes temos que aceitar a verdade, parabéns pela comentário dr Buque.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Eurico Nhassengo Visao lucida, parabens ilustre Adelino Buque, fizeste uma boa radiografia do que foi este eventoManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Hermegildo Dengo Dengo Comgratulo a observação nítida parabénsManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Carlindo Reginaldo Uaque
Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Helio Banze Adelino Buque parabéns, é uma verdade na qual muitos não acreditam mas terao de conviver com ela, e se o método não mudar a FRELIMO terá um futuro incerto....sejamos realistas, a FRELIMO precisa se re-inventar e abraçar um novo nicho de membros e de política socialmente aceitável e politicamente viàvel. O mundo mudou e evoluiu, as pessoas também mas a FRELIMO continua com mesmos metodos da velha escola da Uniao Sovietica.....a Democracia Ocidental que abraçamos, com seus problemas, ela constitui o ponto de chegada da evolução ideológica da humanidade.
4Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Gitandra Valoyi Parabéns, Adelino Buque, pela sábia leitura sobre o fenómeno-nampula!
Sinceramente, perdemos a oportunidade de nos conduzirmos bem para a história desta pátria de heróis.
1. Os jovens de 25 de Setembro deviam ter definido o fim da sua missão com a independência nacional e entregar o país aos moçambicanos. Seriam, por isso, objecto de referência por todo o sempre em Moçambique.
2. A Frelimo e a Renamo - filhas gémeas da FRELIMO de 1962 - deviam ter definido o fim da sua missão em 1992. A partir delas, nasceriam partidos que se inspirariam nelas.
Com isto tudo, não seríamos obrigados a reviver, hoje, o período colonial nem a guerra dos dezasseis anos.
Infelizmente, a geração de 25 de Setembro não faz mais do que nos obrigar a prestarmos vénia às suas conquistas de juventude, o que significa não terem encarnado o verdadeiro espírito da sua missão.
Infelizmente, ainda, a Frelimo e a Renamo querem que sempre nos lembremos das dificuldades que, durante pelo menos dezasseis anos, tiveram de viver em comum.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w · Edited

Nito Ivo
👌👌Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Ivo Neto Costa Kanimanbo pela aula d sapiência. 43 anos no poder provoca quer queiramos ou não, desgaste. Mas o cenário politico moçambicano tem uma particularidade, não.ha Outra força politica capaz d governar o país senão. A FRELIMO. Mesmo em Nampula o candidato d Frelimo estava bem mais preparado para o cargo em disputa. Viva Moçambique
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes Desculpe, tenho que discordar contigo, o MDM mostrou que pode governar muito melhor, sabe qual a cidade que tem um "master plan", é só a cidade da Beira
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes Falei do que está acontecendo a nível de governação autárquica, vai ter oportunidade de ver boa governação agora em Npl, com Vahanle, homem íntegro, honesto
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Antolinho André A ver vamos.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w


Write a reply...





Ido Alfred As eleições de Nampula foi uma espécie de anti câmaras.

Kota Adelino Buque você também está de parabéns por ter trazido o post altamente cristalino.

Vamos refletir irmãos !
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Simao Nhassengo Palavras sabias....Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Ortencia Guiamba Frontalidade invejável quem dera se tivéssemos mais Adelinos.
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Esperanca Mitano Mitano Bela e sabia reflexão, parabéns sr.Buque.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arlindo Matavele David contra Golias dos 4 000 000 de soldados com alguns na reservaManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Dalfino Panachande Vamos começar pelo princípio. Parabéns aos nossos irmãos de Nampula. Foram vencedores na primeira e segunda volta. Parabéns Frelimo e Cololo vencedores na primeira volta. Parabéns a Renamo pela vitória na segunda volta com apoio do Mdm e outros partidos. A democracia funciona assim. Agora. A Frelimo a Renamo e o Mdm pelo menos esses, tem saber tirar lições desta eleição.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Arlindo Matavele É como no jogo dos 90minutos.
Um ganhou 45 minutos iniciais
Outro superou os restantes@KkkManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Dalfino Panachande Espero que não se tenham esquecido que a Frelimo não perdeu em Nampula. Quem perdeu foi o Mdm. A Frelimo era um concorrente que queria ganhar.
5Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Adelino Buque Então vamos festejar!Manage


LikeShow more reactions · Reply · 6d

Dalfino Panachande Pois vamos e preparar para todos os moçambicanos participarem e assim Moçambique sair vencedor.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 6d


Write a reply...





Arlindo Matavele Mas era candidato sério,de retumbanciasManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Antonio A. S. Kawaria Bem reflectido caro Adelino Buque e isto vale para qualquer partido. A questão é se muitos quererão reflectir consigo.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Moses Filho Boa reflexão.
Para granjear simpatia e admiração é preciso ser humilde.
Infelizmente a arrogância extrema tomou conta dos quadros seniores.
O povo quando se sente abandonado, abre espaço para dar legitimidade a oposição.
Essas eleições deviam servir de lição para os próximos pleitos.
Estou com saudades da FRELIMO dos tempos, que se identificava com as bases.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w · Edited

View 1 reply


Write a reply...





Celso Tembe NOTA 10 ILUSTRE!Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Mário João Francisco Francisco mais uma vez colosso Adelino Buque seguindo seu próprio espíritoManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Teo Nhangumele u wombawombi ta tinene mkoma. o meu maior medo é o dia em que a Frelimo deixar de ser poder neste pais. Sairá muita sujeira para fora, até a cripta dos heróis não escapará. Os recolucionários de ontem ficaram reaccionários de hoje. Só falta quem os possa mandar para Mtelela para serem reeducados.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Boa Monjane "cinge-se a um modelo de campanha velho baseado no princípio histórico da gesta libertária do país...". Desculpe, quem libertou o país não foi o PARTIDO Frelimo. Foi uma frente popular na qual estavam todos. Esse " roubo" da história foi feito mais tarde para reclamar um direito e um protagonismo que pretence a todos.
2Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

View all 2 replies


Write a reply...





Maximo Bonifacio Bonifacio "Uma campanha politica, baseada em reunioes com funcinario publicos de cuja filiaçao partidaria nao se conhece". Sabia contataçao Dr. Buque.
1Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Solomone Manyike Reflexao Interessante!Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Crisaldo Langa A democracia é isto parabéns aos Nampulenzes e espero o comprimento do manifestoManage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Gaby Nguila Ilustre,essa gente ja está acomodada,eis o resultado. Pois se fosse para tirar lições, ja teriam tirado faz anos. Exemplos disso são os Municípios da Beira,Quelimane,etc. O Povo cansou e a mudança deve ser ja,pararem de roubar ao povo,etc.
A Teoria de Partidos Eternos jamais.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 1w

Jeronimo Zandamela O povo Moçambicano, está a aprender a ser autónomo e não seguir princípios de que só os de 25 de Setembro é que devem ser o aceitável, quando já não é o viável. Parabénsmacague Adelino Buque! É uma reflexão que suscita debate para a mudança!Manage


LikeShow more reactions · Reply · 6d

Luis Canhemba ...e espero que o Mayor de Nampula aprenda rapidamente alguns conceitos de gestão pública. A avaliar pelos conteúdos da campanha, fico com algumas dúvidas!Manage


LikeShow more reactions · Reply · 6d

Inocencio Fernando Mondlane Já dizia o saudoso..
Recuar não é perder a guerra, recuar é tomar nova posição.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 5d

Cristóvão Nenengue Parabens paipai Buque pela forma imparcial com que redigiu o texto. Assim é que é! Saudações.Manage


LikeShow more reactions · Reply · 4d




LikeShow more reactionsCommentShare

2626
1 Share
Comments

Bilale Paulo Caramba de presidenteManage


Like · Reply · 1h

Paulo Soares Não perdeu?
Ou aprendeu a continuar na oposição, mesma mandando matar o anterior edil?
2Manage


Like · Reply · 1h

Nkhondo Muandiona Muandiona Filho da putaManage


Like · Reply · 1h

Minério Nércia Oliveira Oliveira KkkkkkkkkkkkManage


Like · Reply · 1h

Pedro Casimiro Esta chorando e pk enviou 6 milhoes pra seu partido e ser usado dia 14?Manage


Like · Reply · 1h

David Jose Xta bom de cabeça anda loco nós não queremos saber mais desse partido
1Manage


Like · Reply · 1h

Hosiah Muzungu FRELIMO ESTÁ COM DIARREIA
1Manage


Like · Reply · 52m

Calisto Meque Meque Diarreia aguda
1Manage


Like · Reply · 44m

Hosiah Muzungu KkkkkkManage


Like · Reply · 43m

Write a reply...



Renamo Revuluçao Vila Paiva Voçes governantes xem piedade pençao k moçambique é voço. Ainda é cedo vai doer pa frelomerdas
2Manage


Like · Reply · 51m

Fato Albino Afrelimo està na oposiçao dez da 1.Eleiçao.. 1994 😎
1Manage


Like · Reply · 46m

Gote Rafa A FRELIMO perdeu sim, não querem assumir a derrota e vão perder mais que isso.
1Manage


Like · Reply · 24m · Edited

Dionisio Paulo Vahanle Frelixo foraaaaaaa da governaçãoManage


Like · Reply · 20m

Quem Cala Consente AManage


LikeShow more reactions · Reply · 20m

Anselmo Joao O camarada nyuse,tem vergonha de dizer. Verdade.....a renamo ganhou nampulaManage


LikeShow more reactions · Reply · 20m

Rosinha Levessene Ainda é cedoManage


Like · Reply · 19m

Guido Banco Ijidor Ijidor kkkk vergonha




Juma Aiuba
March 16 at 7:36am ·



O recado de Salomão

O grande perdedor desta eleição intercalar de Nampula foi a Frelimo, sim. Não foi o Eme-Dê-Eme, como se tenta fazer entender. Entenda-se que o Presidente que era do Eme-Dê-Eme foi assassinado. Perdeu a vida. Morreu. Ou seja, o lugar do Presidente está vazio. Dai que os 5 candidatos entraram nesta corrida em pé de igualdade, tanto que uma segunda volta entre Cololo (Frelimo) e Vahanle (Renamo) é uma final da Champions. Quem perde a final é o grande perdedor da Champions. E não precisa ser o actual detentor do título. A taça perde-se no último jogo. Não se podem apontar àqueles que perderam jogos das meias-finais.


A Frelimo perdeu, sim! E nem foi Cololo. Perdeu o partido Frelimo no seu todo e a sua estratégia. Quando um partido cinquentenário, maduro, experiente, com mais militantes que os outros, que se diz ter saído renovado do seu último congresso nos finais do ano passado, perde como perdeu, devia ser motivo de preocupação. Não devia procurar o "auto-consolo" apenas. Devia se preocupar em fazer uma introspecção muito profunda e séria.

Derrotas retumbantes preocupam a qualquer um. Por isso, dizer que o maior perdedor desta intercalar foi o Eme-Dê-Eme que detinha a Presidência é discurso de mau perdedor. É falatório de acólitos de plantão. É fugir com o rabo à seringa. É cobardia. E é isso que o chefe da brigada de assistência à província de Nampula, Tomaz Salomão, não é. Salomão, como todos sabem, tem tomates. Não é cobarde.

Para mim, o discurso de reconhecimento da derrota de Tomaz Salomão, ainda na contagem preliminar, é um recado ao próprio partido. É um recado interno de que temos que reconhecer que o povo já não nos está a escolher. Já não somos nem a quotidianidade nem a alternativa. É um recado de que nós cá no terreno fizemos de tudo mas não foi suficiente. Não é culpa nem de Caifadine, nem de Roque Silva, nem de Cololo. É algo mais profundo. Atenção que, em Outubro, isso poderá ter efeito dominó nesta zona etno-linguistica macua. Com um pouco de azar, Angoche, Ilha e Nacala poderão voltar a Renamo.

Como diria o Julius Malema, "the big elephant called the ANC is being eaten piece by piece".

- Co'licença!™



LikeCommentShare

156156
8 Shares
Comments

Abel Zico Muito bem dito... A Frelimo deve aprender a sentar, reflectir e consentir, de modo a traçar novas estratégias, pois as de fraude estão a ficar obsoletas. Se assim não o fizer que não se surpreenda brevemente. Enquanto isso, a Renamo volta a ganhar força, mostra que o povo ainda a quer e isso poderá ser replicado em Outubro próximo. Tudo dito aqui neste post mano Juma.
3Manage


Like · Reply · 1w

Elliot Ndo Pascoalmachava Francisco vindes cá
2Manage


Like · Reply · 1w

Pascoalmachava Francisco Esta foi uma grande lição para frelimo e quando ainda pensam que eles são os donos da país estão enganados,ou coisa eles devem mudar as políticas do partido devem estar aberto as pessoas da sociedade Civil , mas se você não vem da bsse deles esquece assim nunca vamos ao lado nenhum.
3Manage


Like · Reply · 1w

Write a reply...



Jessemusse Cacinda Eles não vem isso mano. Ainda querem intimidar os funcionários públicos
8Manage


Like · Reply · 1w

Juma Aiuba Muita burrice. Como você pode intimidar um gajo que você pretende que vote no seu candidato? Como é possível hoje em dia você pedir a um professor primário a votar na Frelimo? Hoje, professor é dos funcionários públicos mais revoltados e frustrados.
13Manage


Like · Reply · 1w · Edited


Write a reply...





El Patriota Magistral
2Manage


Like · Reply · 1w

Kamal Badrú Muita coisa internamente na Frelimo, em particular n OjM deve ser revista é uma análise de consciência interna
5Manage


Like · Reply · 1w

Antonio Zefanias E vi um post dum suposto analista com cheio de argumentos falaciosos, tentando tirar a Frelimo do fogo. Pena ele analisa a partir de Maputo, a não ser que foi a Nampula as escondidas. Quando se faz análise pela barriga, dá nisso. Foi sim a Frelimo que perdeu as eleições. Não falei nada.
7Manage


Like · Reply · 1w

Chil Emerson David Só escreveu!?
2Manage


Like · Reply · 1w

Write a reply...



Eliseu Alberto Patife Temos que ficar espertos
Realmente as coisas não estão nada bem
4Manage


Like · Reply · 1w

Juma Aiuba E não estão mesmo!
1Manage


Like · Reply · 1w

Eliseu Alberto Patife Estamos apanhar goleadas históricas
OJM, OMM já não ajudam
Também, OJM com cinquentões
3Manage


Like · Reply · 1w

Write a reply...



Adriana Dos Santos A estratégia de fraude já nao funciona.
1Manage


Like · Reply · 1w

Julio Lilito Boene Há muito TPC por fazer.
3Manage


Like · Reply · 1w

Ismael C. Gocaldas Este é o princípio do fim do regime da frelimo.
2Manage


Like · Reply · 1w

Diamantino Inlitxe

5Manage


Like · Reply · 1w

Kiks Kina Kabichi Mtengula Quem se lembra?🤔🤔🤔
2Manage


Like · Reply · 1w

Diamantino Inlitxe Todos deviam se lembrar.
1Manage


Like · Reply · 1w

Tsatsango Bangal Kkkkkk ainda continuam a comer sozinhos...o povo cada vez mais pobre, com tanta riqueza que Moz tem nada se faz em beneficio do povo, agora aguentem, toudo mundo abriu a vista
2Manage


Like · Reply · 1w

Diamantino Inlitxe KkkkkkkkkkkManage


Like · Reply · 1w


Write a reply...





Ricardino Jorge Ricardo Mesmo com a mobilização de toda MÁQUINA central, ninguém conseguiu (re)mover a consciência macua. Que se decrete aviso laranja para Outubro.
3Manage


Like · Reply · 1w

Benjamim Nhumaio É triste quando alguns não reconhecem de que a estratégia falhou, o povo está cansado de assistir o fenómeno da pobreza provocada a aumentar de forma galopante, o exibicionismo e a ostentação a tomarem a conta do dia. Certos aspectos até podem ser minimizados pelos visionários e estrategas da Frelimo, mas a verdade é uma se se der a oportunidade para o povo decidir, sim este decide e de forma consciente. Portanto, o maior perdedor desta contenda foi a Frelimo, daí que é chegado o momento da Frelimo procurar se reinventar, dado que a Frelimo de hoje já não responde aos anseios do povo, ou seja, há uma enorme distância que separa o povo da Frelimo e vice-versa. Urge resgatar os valores nobres que norteiaram a Frelimo, sobretudo no que tange a humildade que tanto rareia naquele seio. Já está lançado o aviso à navegação, Maputo será o próximo município a cair nas mãos da oposição. Apenas vos lembrar que a soberania reside no povo.
5Manage


Like · Reply · 1w

Carlos Junior it is relly the big elephant is being eatin
1Manage


Like · Reply · 1w

Wild Antonio Alfredo Com um pouco de azar, Angoche, Ilha e Nacala poderão voltar a Renamo.
3Manage


Like · Reply · 1w

Zarito Mutana Este post pah.

Então o segundo lugar é o maior perdedor?

Então Moçambique é vencedor porque nunca pisou no Mundial.

Moçambique é um pais democrático e em Democracia tudo é possível, dou os meus parabéns a Renamo.
3Manage


Like · Reply · 1w

Juma Aiuba Zarito Mutana, não te entendi. Estamos a falar do mesmo post?
2Manage


Like · Reply · 1w

Joaquim da Costa Zarito volta para terra. JCManage


Like · Reply · 1w


Write a reply...





Didixo Taju De 1994 até aqui às nossas mentes evoluíram de tal forma que certas mentiras apenas ouvimos e não acreditamos mais....! O povo já age conscientemente, já pensamos como deve ser, já analisamos actos e factos, já descubrimos o que queremos, já sabemos distinguir o bem e o mal.....São esses factores que a Frelimo deve ter em conta. ...Não são camisetes, capulanas, congeladores, motorizadas por aí que vão enganar a dignidade do povo. ...alguém pra dizer a eles que o povo já sabe comer com garfo e faca
8Manage


Like · Reply · 1w · Edited

Rafael Omar O grande elefante está a ser comido pouco a pouco. Kkkk...esse Malema.
3Manage


Like · Reply · 1w

Hosiah Muzungu KKKKKKKK É VERDADE A FRELIMO VAI ACABAR POUCO AOS POUCOS
1Manage


Like · Reply · 1w

Write a reply...



Julião João Cumbane Concordo!
6Manage


Like · Reply · 1w

Claudio Zunguene As derrotas devem sempre servir de lição para melhorar os aspectos menos conseguidos.
2Manage


Like · Reply · 1w

Jose Majasse Dombe Concordo plenamente.
1Manage


Like · Reply · 1w

Miller Vahanlê Bela leitura. Poderíamos, a esta altura, estar privados da verdade. Sabemos o medo daquela gente do STAE. Não fosse o reconhecimento do cota, quero acreditar, estaríamos ainda no processo de contagem
8Manage


Like · Reply · 1w

Benício Da Cruz Baulo Penso que é uma mudança radical de abordagem ao felicitar o vencedor mesmo com resultados preliminares e ao mesmo tempo um recado para dentro de que a derrota começou com eles mesmo e não vale a pena tenta fazer reviravoltas, porque é mais que evidente que o povo já pensa de outra forma.
2Manage


Like · Reply · 1w

Miller Vahanlê Benício, concordo.
1Manage


Like · Reply · 1w


Write a reply...





Nelia Piores Os ventos sopram do norte...
4Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario É interessante o debate sobre quem perdeu e quem não perdeu. É evidente que perde quem não obteve o posto. Mas eu gostaria de ver reflexões políticas ou filosóficas sobre quem ganhou, o projecto do futuro, o seu plano para que a vida dos cidadãos de Nampula seja melhor. O delírio à volta de quem perdeu ou não pouco se justifica. É preciso ir para frente, mostrar as vantagens do que aí vem em termos de progresso e democracia.
9Manage


Like · Reply · 1w

Hide 14 Replies


Juma Aiuba Concordo, caro Pedro Comissario. Mas, quando uma equipa perde faz uma introspecção antes de se preocupar se o vencedor vai honrar o troféu ou não. Se a Renamo vai ou não honrar com as suas promessas é outro debate. O mais importante é que o povo escolheu a Renamo e o vencido deve estudar porquê o seu manifesto não foi escolhido. Se a Frelimo lançou um candidato é porque acreditava que o seu manifesto era bom. E se não foi escolhido, deve-se preocupar em saber o que deu errado, assumir os erros e preparar-se para os próximos pleitos. Só assim os países crescem. Nada de fuga para frente.
1Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario O mais lógico é celebrar a tua vitória e não a derrota do outro. É assim na vida. Festejar a derrota é um contra senso e denota apenas as nossas mazelas. Cabe àquele que não atingiu o alvo fazer a sua introspecção e reflexão. Celebrar a vitória com o slogan ‘perdeste, perdeste’ pode ser verdade, mas denúncia algo estranho. Deve se celebrar a vitória. Ponto final.
2Manage


Like · Reply · 1w · Edited

Juma Aiuba Aqui não entendi. Está a falar de quê exatamente? Alguém está a celebrar a derrota do outro aqui neste meu post? O que eu estou aqui a sugerir é - sim - fazermos uma introspecção para o nosso glorioso partido ter melhores resultados nas próximas eleições. Não estou a celebrar derrota de ninguém.
1Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario Não sabia que era do nosso glorioso partido. Claro que nem tudo cabe num post!
3Manage


Like · Reply · 1w

Juma Aiuba Hehehehehe... Nunca escondi que sou membro da Frelimo.
3Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario Obrigado! Já compreendo o sentido do auto-flagelo público!
2Manage


Like · Reply · 1w

Antonio A. S. Kawaria É pela primeira vez que o mano Juma Aiuba assume que era membro da Frelimo. Claro que eu já suspeitava.
2Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario Como assim? Porque pratica a crítica e a auto-critica públicas?
2Manage


Like · Reply · 1w

Antonio A. S. Kawaria O mano Juma Aiuba é como o meu antigo embaixador, falo de si, senhor Pedro Comissario. Gente que não confunde o país com um único partido. Gosto.
2Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario Como antigo, amigo? Está a destituir-me? O meu título é para toda a vida, segundo a lei .
1Manage


Like · Reply · 1w

Miller Vahanlê Juma sempre disse que até tinha um cartão (daqueles velhos). Eu gosto da postura desse meu mais velho. É de louvar! Viveria mil anos pra atingir seu patamar.
1Manage


Like · Reply · 1w

Juma Aiuba Não é a primeira vez. Eu sou membro com cartão desde criança. O meu tio Manuel Coroba, antigo secretário provincial da OJM da Zambézia e antigo deputado da Frelimo, me ajudou no meu alistamento. O antigo governador da Zambézia, Chomera, sabe que estou filiado... Nos anos 2000 já sentamos ali no IMAP para desenhamos estratégias, com mais alguns jovens como Edmundo, filho do falecido Bonifácio Gruveta Massamba. Nessa altura, meu falecido tio com quem eu vivia, Lemos Naico, era director da educação da cidade de Quelimane, e o irmão dele Maia Naico, era administrador de Nicoadala. Hehehehehe... Veja que a minha célula é na própria sede do comité provincial da Frelimo da Zambézia, em Quelimane, ali bem a frente do INSS, no cruzamento da antiga Tudor. Não sou de hoje. Sou dos antigos, embora não pague cotas nem participe das reuniões. Por isso fico preocupado com o partido.
2Manage


Like · Reply · 1w · Edited

Ana Matos Kkkkkkkkk
1Manage


Like · Reply · 1w

Arlindo Colher Macuva Macuva N.D.A (Nenhuma Das Alineas) dizia meu ex-professor, Está ai a diferença de demonstração entre estudar e ir a escola por parte do Juma Aiuba c.q.d. (como queríamos demonstrar).
2Manage


Like · Reply · 1w


Write a reply...





Carlos Edvandro Assis Tem se estado a tapar o sol com a paneira ali na Frel. Pena, que o sol, se tem estado a negar de tapar com a peneira. Quando ainda mais pequenino, num dia encontrei uma velha (sra de idade muito avançada e já andava suportada por uma bengala), e ela me disse assim e cito:- "Sabe meu filho, à um rico nunca prometa nada, e à um pobre nunca enganes!"
1Manage


Like · Reply · 1w · Edited

Benício Da Cruz Baulo Penso que o "Glorioso" sofre da síndrome de sapo escaldado e ainda não se apercebeu que a temperatura está lentamente a subir e quando se der conta, já será tarde.
1Manage


Like · Reply · 1w

Hosiah Muzungu KkkkkkManage


Like · Reply · 1w

Write a reply...



Manhepa Chitembo Simao Diasamerico Machio, Antonio Muendama, Magaia Mabjaia Cadu Moreira come and see this post. I feel this in my heart.Manage


Like · Reply · 1w

Luís Danca Luís Quando você maltrata uma criança, é ausente na sua educação durante um período, no momento em que for a precisar dele, serás tratado como "qualquer um". "Qualquer um" é aquele que não tem amor ao próximo, é aquele que quando está em cima não consegue olhar para baixo. Maus tratos é como uma cicatriz não passa podes usar todo tipo de vasiline, nem!...
2Manage


Like · Reply · 1w · Edited

Coroa De Lurdes Coroa tomas salomao e um intelectual e massa critica nao se precupe com membros de estómagos...palhacos
1Manage


Like · Reply · 1w

Afonso Dete Culpado desse desaire do GLORIOSO e' TOCOVA.
2Manage


Like · Reply · 1w

Mario Jacinto Sidio Macuacua, por favor anda ca ler alguma coisa que tem sentido
1Manage


Like · Reply · 1w

Odete Gua Que vença o melhor FRELIMO RENAMO MDM..... Agora é o desafio deste para com o povo
2Manage


Like · Reply · 1w

Egidio Vaz Juma, sem querer estragar a tua felicidade, permita-me que o ajude a ejacular bem esse teu desejo suculento de fazer caretas a Frelimo perdedora. Juma, o que estava em jogo nessas eleições era o governo do município. Quem governa ate hoje é o MDM. Os concorrentes finalistas não governam o Município pelo menos desde 2013. E quem ganhou é a Renamo. Tanto a Renamo como a Frelimo estavam sim em pé de igualdade, como oposição em Nampula. Um deles venceu o MDM e vai governar. Custa entender isso? Custa SIM, quer bater a Frelimo. Você é um paulado, Kkkkk
4Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario Voilà!Manage


Like · Reply · See Translation · 1w

Sidonio Pedro Muito bem!Manage


Like · Reply · 1w

Juma Aiuba Egidio, entendi o sarcasmo.Manage


Like · Reply · 1w

Zivanai Macocove Já entendemos os 3 dedos (quando chapa era 5 MT).... #EV está fazer o seu trabalho e não há mal nisso. UCL perde-se ou ganha-se na final
1Manage


Like · Reply · 1w


Write a reply...





Carlitos Carlitos Realmente
1Manage


Like · Reply · 1w

João Pedro Muianga Sempre lúcido ilustre Pedro Comissario
3Manage


Like · Reply · 1w

Jose Ofece Deniasse Ofece O elephante esta a ser comido pedaço em pedaço
1Manage


Like · Reply · 1w

Xanah Pretucha Baltazar FaelManage


Like · Reply · 1w

Carlos Quembo Caros face amigos, e muito mais, Juma Aiuba e Egidio Vaz, Para avaliar o perdedor nestas eleicoes de Nampula, e nao so, vale a pena olhar nao somente para o fim em si, que e ser presidente do Municipio e governar Nampula durante o tempo que falta. Ai, todos os 4 concorrentes perderam a favour do PV da Renamo. Agora, se tivermos em conta outras variaveis, tais como: o investimento do capital politico, social e economico dos partidos e dos respectivos candidatos, numa analise retrospectiva de longa duracao, a pujanca de cada partido politico, a sua estabilidade, a sua capacidade de mobilizacao de recursos necessarios para ganhar, a sua credibilidade imaginaria, a capacidade de controlo sobre as instituicoes que gerem o processo eleitoral, e menos dificil saber quem perdeu mais, dentre os 4. Tambem temos que ter em conta as expectativas. Nao se esquecam que nalgum momento houve mobilizacao emocional. Andaram a instrumentalizar a morte do Amurane, mobilizar as emocoes dos familiares, sobretudo da esposa do finado para dar a parecer que esta e o seu circulo apoiava um certo candidato, dum certo partido. Isso pode Ter servido para os resultados da 1 volta. Na 2, algo a considerar aconteceu. O MDM abertamente, diferentemente com o que tera acontecido com a esposa do finado e o seu circulo, apoiou o PV. E, dalguma forma, isto foi um factor mobilizador a favour da Renamo. Vendo assim, e dificil argumentar que o MDM foi o maior perdedor.
4Manage


Like · Reply · 1w

Avelino Namarrocolo Eh isso munna, o maior perdedor são os egoístas da FRELIMO, em outubro sem dúvidas o efeito dominó vais se replicar por outros municípios, os naharas do litoral de Nampula são mais duros e radicais vão rebentar muito mal a FRELIMO.
1Manage


Like · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes O litoral, acima de 70%, apoia a Renamo, verdade o que disseste
1Manage


Like · Reply · 1w

Write a reply...



William Damasio Mbeve " o grande elefante chamado ANC está sendo comido aos poucos" leva me a uma reflexão.
1Manage


Like · Reply · 1w

Claudia Elias Boane Principio do fim... Ta so so comessando....
1Manage


Like · Reply · 1w

Neves Alberto Macuacua Como diriam os católicos: HABEMUS PAPAM! Mas...alguém nos explica o que vai fazer o ganhador para cumprir o que prometeu nestes 5 meses? Como vai fazer? Onde vai buscar os recursos? Ou é poder pelo poder? Enfim, glória ao vencedor, honra aos vencidos! Agora, exigimos resultados concretos...
1Manage


Like · Reply · 1w

Arnaldo Soares Mendes Ele vai se consolidar para ganhar em OutubroManage


Like · Reply · 1w

Write a reply...



Michael Rorbert Sithole Claro
1Manage


Like · Reply · 1w

Antonio A. S. Kawaria Ouviste Egidio Vaz. Estou a repetir de propósito.Manage


Like · Reply · 1w

Antonio A. S. Kawaria O pior é que alguns que dizem que Frelimo não perdeu é que não tem sequer como dizer a verdade em órgãos desse partido como forma de ajudá-lo a se reinventar. Eu como membro do MDM, enfrentei o meu partido quando perdeu na primeira volta. Aliás muito antes das eleições ou muito antes, a partir de Fevereiro alertava o partido sobre o que podia ser consequência, sabendo que havia no partido os que diziam "akuna matata", essa gente perigosa.
1Manage


Like · Reply · 1w

Zivanai Macocove Estes só sabem fraude, coação, chantagem, intimidação...... alguns defensores de plantão, num partido sério não passariam de serventes (higienizadores de WC), quanto mais de estrategista.Manage


Like · Reply · 1w


Write a reply...





Joanguete Celestino Grande Abraço Dr Pedro Comissario! vamos criar um forum para uma discussão mais fechada com vinho, tremoços e rodelas de choriços.
2Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario Seria tão bom!
2Manage


Like · Reply · 1w

Pedro Comissario Um grande abraço!Manage

Sem comentários: