sexta-feira, 23 de março de 2018

O fim da equação


Juma Aiuba
14 h ·

O fim da equação

Por favor, alguém aí mais próximo e lúcido que diga ao senhor Maleiane - o nosso Ministro da Economia e Finanças - para parar de se fazer de esperto na terra dos donos!?! Ele que pare de uma vez por todas de exibir equações e fórmulas matemáticas erradas e descabidas, expondo ao mundo as nossas cuecas rotas!?! Ele que pare de mostrar que os nossos diplomas são tirados via Eme-Pesa!?! Tenhamos vergonha na cara, minhas senhoras e meus senhores!

Convenhamos, se o senhor Ministro está mesmo interessado em resolver o problema desta dívida oculta e ilegal, que volte ao país e comece a pensar em engenharias financeiras mais viáveis como, por exemplo, penhorar e alienar em hasta pública aquelas "pranchas de surfe" que estão a enferrujar ali na doca de Maputo. Seria mais útil e inteligente se pensássemos em liquidar esta pseudo-dívida com os próprios bens adquiridos por ela mesma, ao invés de fazermo-nos de espertos inventando equações e inequações quadráticas que nem Demidovitch saberia resolver. Quiçá seja até uma boa saída esbofetearmos a quadrilha até nos mostrarem onde esconderam o dinheiro dos donos e irmos devolver com pedidos de desculpas de bacela.

Vamos evitar fifias, por favor! Não fica bem! Não podemo-nos expor dessa maneira! É mais fácil resolvermos as coisas com os nossos irmãos-gatunos aqui mesmo em casa do que espalhamo-nos pelo mundo em evasivas e subterfúgios, e sermos conhecidos como um povo pobre, parvo e mafioso.

Sô Ministro, volta só já pra casa, cota! Não te vulgarizes mais! Deixa-te de espertezas! As tuas equações e inequações trigonométricas já foram descobertas há muito tempo.

Volta, cota! É o fim! Acabou!

- Co'licença!™

Maleiane nega que credores chumbaram proposta de renegociação da dívida

Por António Tiua23 de Março 20h37 - 8 Visitas

Depois do Grupo Global de Detentores de Títulos da Dívida pública moçambicana ter afirmado, esta semana, que a proposta apresentada pelo Ministro da Economia e Finanças não serve para iniciar qualquer conversa, Adriano Maleiane esclarece que a proposta não foi chumbada.

Maleiane, que esteve à frente da equipa moçambicana em Londres, diz que não há razões para desespero porque os pronunciamentos feitos pelo porta-voz dos credores são apenas uma primeira reacção. O ministro assegura que a resposta final será dada daqui a um mês.

Entretanto, dentro das três propostas apresentadas, Adriano Maleiane assume que desde logo os credores não concordaram com a eliminação de 50 por cento do juro da dívida pública. Aliás, o governante sublinha que Moçambique espera uma resposta positiva dos credores, porque a manutenção da dívida nas condições actuais, resumidas em falta de capacidade do Estado de pagar as dívidas, é uma perda para as duas partes.

O ministro termina recordando que já é positivo o facto do Fundo Monetário Internacional ter saudado a iniciativa de Moçambique estar a renegociar a dívida.

Maleiane falava à margem da segunda sessão ordinária do Comité Central da Frelimo, que hoje arrancou, na Matola.

12 partilhas
51 comentários
Comentários

Ernesto Nhaule Até parece que Moçambique não tem quadros competentes... ta nos envergonhar esse cota

Munguambe Nietzsche De facto, a situação do país está além do desejado. Já lhe tinha o dito pôr lugar a disposição por razões de "Idade" incompetência .

Antolinho André Pense antes de se expor ao ridículo. Em que area de vida mostrou a tua competencia?.

Cal Barroso PRANCHAS DE SURF 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂. Hoje nao quero ir trabalhar. Quero ficar a rir....

Juma Aiuba Temos que pagar a dívida, irmão. Vai trabalhar.

Antolinho André Esse eh que eh o grande problema. Alguns de nos queremos so falar, falar e assistir mas no fim do dia queremos o estomago abastecido.

Cal Barroso Inclua me fora desse vosso grupo Antolinho.

Dercio Nicolau

Dercio Nicolau Mas Juma Aiuba esquece que as PRANCHAS não valem um terço do que por elas foi pago???vai penhorar aonde e pra quem?????

Antolinho André Porque insiste em se desinformar???

Dercio Nicolau Vc pode estar muuuuuuito bem informado meu caro, mas eu SEI que aqueles barcos JA não valem um terço do que por eles foi pago.
Isso é regra geral, vc tira carro(ou barco no caso) da concessionaria zero kms, no dia seguinte ja nao tem o mesmo valor comercial. E queres me convencer que estes barcos parados ali ha mais de 6meses ainda valem o que por eles foi pago!!!?!?

Antolinho André Agora o que te preocupa? Mantermos as coisas assim ou encontrar se uma solucao? O ministro esta atras da solucao mas em vez de ser apoiado moralmente, o que apanha? Incompreensão.

Moucast Monice "Já não valem" não ,nunca valeram isso

Antolinho André Nao valem? Na verdade eu nunca soube quanto valiam.

Marco Patricio Coscione Sr #AntolinhoAndre houve um relatório que o governo do dia negou-se a fazer por suposta falta de dinheiro, mas inexplicavelmente conseguiu dinheiro para ir contratar a Lazard, nesse relatório esta patente que houve sobrefacturacao na compra dos equipamentos, tanto que nao ha explicação do uso de 500.000.000 USD. Nao somos nos que nao estamos a procura da solução como o Sr alega sao pessoas como o senhor que ao invés de procurar fazer o certo que e entender como esse empréstimo foi usado, esta aqui a tentar desviar as atencoes nos fazendo acreditar que devemos aceitar que esse dinheiro foi bem usado.

Alson Dos Santos Espanquemos os larapios ate nos dizerem onde esta o nosso cofre

Julio Lilito Boene Hehehehehehehe, garanto-te que ele foi ter com os donos do dinheiro, sabendo do desfecho da conversa. Foi apenas uma viagem de turismo, as nossas custas. Somos grandes caloteiros e eles já nos conhecem.

Antolinho André Se fossemos o que diz, como foi possivel nos confiarem a mola?? Pense bem antes de exteriorizar o seu pensamento.

Kayenne Dakye Rivas "Pranchas de surfe"
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂


Kayenne Dakye Rivas O Excelentíssimo sô Ministro só vai envergonhar-se atoa realmente, melhor resolver isso aqui em casa e com as pessoas certas ao invés de ir fazer papel de parvo perante acadêmicos...

Chega de tolices...

Aiuba Maitololo Kubaliwa É o mesmo que ensinar "AVÊ MARIA AO PAPA" todas equações foram descobertas e desenvolvidas por aqueles mesmos senhores, até outros que ele foi apresentar a equação é neto de Demedhovic, e outros até foram docente do kota quando lá estava a marrar! Agora vem com estórias que tudo que estudou não está certo e só agora, que os donos precisam da mola deles? Diploma via Mpesa. Kkkk...desaguentei com essa!

Juma Aiuba Ya, do tipo: ouve lá descobri uma nova fórmula. estou a vir ai amanha vos mostrar.

Aiuba Maitololo Kubaliwa Mas é muito abuso com ele mesmo! Ele acha que as pessoas que contrairam essa divida não fizeram essa tal equação que ele diz descobrir hoje? Esse kota tinha boa imagem mas ja vai se shujar e quando alguém se shuja dificilmente limpa-se!

Antolinho André Uma coisa se esquecem pois as instituicoes de credito internacional conhecem e dominam as regras e critérios para contrair dividas. Ao darem credito a mocambique nas condicoes pouco claras pretendiam alcancar algum objectivo que ja estao a conseguir com ajuda de cidadaos perversos que tentam desacreditar as figuras do nosso estado.

Zito Tomas Desacreditar figuras do "governo" que burlaram o povo? Querem pagar o quê? O dinheiro virá donde? As empresas já produzem? Outras coisas. Tseke.

Alson Dos Santos Mas bem bem, o que o sr Antolinho André tenta nos dizer??? Bla bla sem nexo

Egidio Banze

Adam Leba Querem inventar a roda esses....Ha ha ha...

Adam Leba Querem inventar a roda esses....Ha ha ha...

Sic Spirou Nem o trunfo do gás está pra salvar nos por agora... querem a mola e o gás aqueles. Por isso esta "fifia" de facto deve meter na equação, a caça e responsabilização dos gatunos nossos. Aperto.

El Patriota De facto, é irritante. Primeiro nos roubam, depois querem nos fazer ser vistos pelo planeta, como um povo nabo, asno e tolo! Esses não nos respeitam, sabe...

Edgar Barroso Para começar, os donos do dinheiro são o que de mais extremista há no capitalismo: sem coração ou consciência. Segundo, em qualquer reestruturação de dívidas, eles olharam primeiro (ou somente) para fórmulas que maximizem e rentabilizem até ao último centavo possível os seus lucros de investimento. Estão nem aí para os custos sociais ou políticos de tal orientação no país devedor (aqui é onde entra a pura incompetência de quem as contraiu e a colossal estupidez de quem as avalizou).

Juma Aiuba Exactamente. Ainda há quem pensa que pode resolver isso com um simples seno e cosseno.

Carlitos Braz As pranchas de surf foram sobrefacturadas. O valor da venda não ia dar em nada.
Talvez as bofetadas aos irmãos gat.. e vira-los de avesso até cair a última moeda.

Ermelinda Nhatave Eu prefiro partilhar para que todos possam ver

Edwin Hounnou Tenho pena do Dr. Adriano Maleiane que tanto se rebaixa para defender uma quadrilha que passeia a sua classe entre nós tentando renegociar uma dívida inconstitucional. O que custa ao Presidente Nyusi abrir a mão para a PGR pegar os tipos para eles devolverem o produto da roubalheira que, a todos nós, nos sufoca? Alianças de sangue estão a matar o povo..

Waka Chitlango Nyusi não vai fazer isso porque tarde ou cedo ele vai ser implicado, faz parte desse governo da dívida e ninguém daria tiro no seu próprio pé

Edwin Hounnou Acredito sim. Nyusi não se vai enforcar...

Dercio Nicolau Antolinho André vais ter um trabalho e tanto meu caro, rebater cada comentario aqui pode ser um exercicio e tanto 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Antolinho André Este post vem somar aa varias bocas de gente que pretende perpetuar a dependencia de mocambique as instituicoes de credito. Onde esta a nossa mocambicanidade, aquela que nos deve em uníssono apoiar esta iniciativa que nos pode beneficiar? Acham que redicularizando o Ministro levam alguma vantagem? Sera que com este post os credores vao mudar de ideia? Meus irmaos voces sao pensantes e procuram exteriorizar o que pensam atraves de voz ou escrita nao seria bom antes de implementarem pensassem nos demais? A reestruturacao da divida a quem beneficia? Tem certeza de que com o valor desta divida resolve todos os problemas que o pais enfrenta? Com a prisao dos que contrairam e consequente expropriacao dos bens o gasoleo vai passar a custar 20,00Mts? Sejamos razoveis e deixemos os que estao a fazer algum a fazerem.

Edgar Barroso
👀

Dercio Nicolau E mais sensato assim

Muzungu Ndini Fazer alguma coisa seria tratar os ladrões deste crime como outros quaisquer. Assim o país sairia da lama. Aliás, todos os parceiros financeiros recomendam a isso como condição fundamental para o retorno. Acorda!

Antolinho André Quando os parceiros disseram isso? Os nossos verdadeiros parceiros sempre estao connosco.

Rafael "Onde esta a nossa mocambicanidade, aquela que nos deve em uníssono apoiar esta iniciativa que nos pode beneficiar? " Está em Londres a renegociar o dinheiros suíço e russo. Que moçambicanidade é essa que não quer " perpetuar a dependencia de mocambique as instituicoes de credito", mas vai ao VTB e Credit Suisse buscar dinheiro?

Isac Manjate Eu prefiro fingir que não Lee está abordagem tão insípida escrito por um Moçambicano e residente neste solo.
De quando em vez é necessário despirmo-nos do fanatismo político visceral que pulula nestes acéfalos.
Eu não lee isso.

Juma Aiuba Faz tempo que não comento o que Antolinhofala. A minha consciência não me permite.

Ricardino Jorge Ricardo Que atentado sr Antoninho neste seu comentário!? Aquele cota de nome Maleiane devia demitir-se, é o mínimo que podia fazer para os moçambicanos.

Nando Ramos De que pais es?

Adriana Dos Santos Pura verdade caro Juma Aiuba, também tenho feito isso. O Antolinho comenta os meus posts mas nunca comentei os contários dele, pois eshi!!!! deixam a desejar.

Egidio Banze Pessoas como #Antolinho são os responsáveis pela desgraça desde país. Até parece que beneficiou-se da parte da dívida

Tesoura Júlio Tuboi Nem mais! Esse é o tal de charlatão.

Giro da Fonseca Por isso que nunca sairemos da lama, somos amigos da irresponsabilização. Por isso cada dia somam-se ladrões do que íntegros.

Alex Paulo Dos Anjos O Antolinho André está expondo o seu ponto de vista que de facto é no minimo insípido no conteúdo em relação à famosa dívida oculta já legalizada pública. Na minha opinião digo a todos que enquanto não se tratar o assunto das dívidas ocultas a nós incultada ilegalmente iremos continuamente pagá-las nas várias contas públicas que sustenta o erário público agora com a falta da ajuda estrangeira. Contudo, devemos todos unidos apoiar com ideias técnicas e de forma econômica ao nosso Ministro das Finanças. Moçambicanidade precisa-se!!!

Jose Alexandre Faia O an tolinho ....a fazer jus ao nome dele. Estava com saudades das patacoadas dele a defender o indefensável.. 😂 😂 😂

Alex Paulo Dos Anjos Indeclinável também mas pensável numa solução, esta última já pensada e está em execução através da forma indireta de contribuição que todos estamos sujeitos a pagar nas nossas contas públicas diarias.

Miro Guarda Ricardino Jorge Ricardo, demitir-se porque exactamente? Por ser incompetente ou pela vergonha que esta a passar?

Miro Guarda Porque acho que competente o Maleane eh, o que lhe faltam sao bolas entre as pernas para bater com a porta...

Raúl Salomão Jamisse Pelos meus cálculos 2013/14 não foi muito tempo, então, o dinheiro ainda existe algures, é tanto que mesmo gastando com ferraris e viagens a Dubai etc etc não acaba tão já...melhor é devolver o resto e "ganhar eleições sem movimentar ma$$@s"

Renne Matchabe Via eme-pesa...kkkkk

Nkulu Wa Munu Na verdade, o esforço devia ser no sentido de negar pagar as dívidas porque são ilegais, cabendo, portanto, aos donos perseguir as pessoas que foram lá levar a mola.

O pior é que sabem que o tako não foi usado para o benefício do país.

Didixo Taju A única fórmula de resolver essa equação é votar em outros que não devem gratidão e satisfação aos ladrões. ...esses sim poderão responsabilizar os obreiros da dívida. ...caso contrário vamos continuar a assistir essas "fifias" e com cada invenções. ...vamos recensear pessoal e vamos condena los nas urnas. ...só e só. ...as urnas serão a nossa salvação

Edwin Hounnou Porquê não devolvem o que roubaram para acabar com o barulho?

Antolinho André Falar e a coisa mais facil. Se existe certeza de que alguem roubou porque nao apresentam provas circunstanciais, isto e sabemos onde esta o produto do roubo.

Raúl Salomão Jamisse Cabe às instituições da justiça provar ou então, dizer que edtamos equivocados era tudo para o nosso bem...assim, acha que quem deve apresentar as provas? O povo? Come on..

Edwin Hounnou E acha que não existem provas que não apresentadas?

Cidadão Comum Sim senhora!

Antolinho André Todos falamos e ninguém tem razão. Seria razoável se eu pudesse dizer com propriedade. Abordamos como ressonância. O que existe e informacao das pessoas envolvidas no negocio mas ninguem diz qual foi a divisao do valor. Isto e cada individuo com quanto ficou? Entao estamos a acusar no vazio.

Ivan Tambo Palavra de cidadão informado

Thulukela Massingue Faz-se de esperto!?

Ivan Maússe Espero que a mensagem tenha chegado. Vamos mandar chamboco. André Cardoso manda vir, mano.

André Cardoso Vamos a eles na segunda parte do chamboco. Ouviste o cheirinho!

Ivan Tambo ESSE COMENTÁRIO SEU NÃO ME FOI ÚTIL CARO JUMA PORQUE ATÉ AGORA O NOVO GOVERNO DE NYUSI ESTA A TENTAR CRIAR SOLUÇÕES NA MEDIDA DE SE RESOLVER, ASSIM COMO AGENTE FAZ KANDO AMANHECE PROCURAR SOLUÇÕES PARA SOBRE VIVER. E O MAS CARICATO NISSO É QUE MOÇAMBICANO COMO CERTOS!!! NÃO CRIAM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO A ESPERA RESOLUÇÃO DA DÍVIDA, NB: TODOS PAÍSES TEM DÍVIDA PÚBLICA DAS MESMA FORMA CARO JUMA TEM SEGREDOS QUE NÃO PARTILHA PARA TODOS. MINHA OPINIÃO É NÃO ESCREVER COISAS K NOS PASSAM CONFUNDIR A MENTE. PORKE TUDO K ESTA ACONTECER NÓS Também ESTAMOS ATENTOS

Ivan Maússe A maior e mais histórica solução seria prender quem roubou o dinheiro e, quiça, garantir que devolvam o que sobrou.

Ivan Tambo É uk vai acontecer mano tarde ou sedo

Antolinho André Ivan Maússe e a partir dai toda a tua desgraca fica resolvida? Pense com cabeca meu jovem.

Juma Aiuba Não te entendi, meu caro Ivan Tambo.

Jr Chauque Ivan Tambo para criar OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS é preciso ter dinheiro, financiamento não interessa quanto a pessoa precisa,e não há quem tem dinheiro para EMPRESTAR ,ou financiar porque todos só FALAMOS DA DIVIDA que nos fod*** ,

E não concordo quando dizes que o novo governo está a tentar criar soluções na medida de se resolver. Não é verdade isso ,nada está a tentar FAZER,porque a chave desse tentar fazer todos sabemos inclusive o próprio PR sabe que é levar os ladrões para a justiça, é isso que o povo quer como solução,e pagarem o nosso dinheiro aí sim,muita coisa poderia mudar muito cedo do que pensamos.

Ivandro Bruno Acho que o Ivan Tambo não vive em Moçambique, por isso que faz esse comentário. Penso que ele vive num país Árabe

Ivan Tambo KkkkKKK Ivandro

Ivan Maússe Dr. Adriano Maleiane está a ver seu nome vulgarizado e sujado por pessoas sem escrúpulos que roubaram o país. É triste isso. Coitado do homem. Ser governante neste país você acaba ser manchado por culpa de outros teus ou ex-colegas do poder. Tsc!

Edwin Hounnou A divisão do produto roubado é tarefa dos tribunais desvendar isso. Se ficou com a maior parte ou não, não iliba o ladrão.

Edwin Hounnou Nyusi está à procura de solução de quê? O que lhe impede autorizar a PGR investigar os fulanos?

Antolinho André Oh meu caro sera que o PR te segredou que esta a procura de solucao das dividas? Quer dizer o pais agora esta parado para resolver o problema da divida? Sera que a preocupacao dos mocambicanos e a divida? Ja investigou para saber em que ano mocambique teve maior volume de divida? E nessa altura mocambique parou? Quantos paises estao individados, sera que estao parados? Deixem a PGR trabalhar e nao a reboco dos descontentes e mal parados.

Edwin Hounnou Se já teve um volume maior que este, porquê o país não ficou enterrado? O problema aqui não é o volume da dívida mas com quem ficou o dinheiro? Este é o fulcro do problema e o resto é conversa, amigo Antolinho André!

Antolinho André E na ocasião em que o volume da divida foi alta com quem tinha ficado o dinheiro? Isso nao passa de falamemto, politico. Gente preocupada em protagonismo barato porque no fim as coisas estao nos mais e mais. Amigo. Nos podemos falar e desfalar acabaremos por ai.

Edwin Hounnou O Antolinho André parece estar equivocado. No tempo da guerra civil o volume da dívida atingiu níveis incomportáveis e todos sabiam os esforços que se faziam, diferentemente do que aconteceu com as dívidas escondidas em que meia dúzia de pessoas sabiam do que quetiam com o dinheiro. Tiveram o atrevimento de esconderem as suas intenções ao parlamento e agora que todos nós paguemos o que eles comeram.

Ematum Falido O Sr. MINISTRO está a fazer de conta até o seu mandato terminar e largar a bola para quem vier assumir as pastas. Não está interessado em resolver este barulho.

Edwin Hounnou Nem tem como resolver...

Francey Zeúte Bastante elucidativo este post, estamos mesmo as mostrar as tangas cheias de hematomas. A falta de vergonha ja ate roça a uma estupidez de bradar os céus.

Josue Mucauro Os brasileiros dizem que nós moçambicanos somos caloteiros, lhes burla mos o taco que construímos o aeroporto de Nacala, os Russos sempre foram nossos aliados, mas acabamos de lhes trair, levamos taco e não queremos devolver.... SIM, somos um povo caloteiro, é por isso que temos AZAR DO VAZ

Ismael C. Gocaldas Escreve............

Alfredo Macuácua A única "equação viável" é julgar e condenar os mafiosos cá do burgo....

Chisley Naico Meu sobrinho gosto muito dos teus pensamentos, ajudam na reflexão. Mais ainda te precisamos eu meus netos e sobrinha. Cuidado esquadrão.

Augusto Gildo Buanaissa Ha quem ainda fala da sopa da madrugada para incentivar a palhaçada de renegociação da dívida

Joaquim DoCastelo Cato Ivan Tambo! Qual eh o nome da sua empresa?

Ivan Tambo Minha empresa tem meu nome e por sinal estamos engajados na lutar de manter os negócios andar por mais que as coisas estejam difíceis como tal.
NB: Vamos sair do escritório e do Ac mbora lá procurar oportunidades e investir um pouco k tem

Joaquim DoCastelo Bem, o que eu queria--e gostaria de--dizer eh que aos africanpos nao existe falta de iniciativas. Porem, a burocracia excessiva e falta de fundos de apoio ao empresariado, fazem com que--salvo aos que conseguem traficar influencias dos governantes--=muitos africanos nao consigam materializar positivamente as suas iniciativas. E eh por isso que, apesar de naop saberem onde estah o alvo a atacar, muita gente stribui o seu sofrimento aos governos do dia.

Joaquim DoCastelo Cato - Caro

Faruk Cajabuira Me lembro na decada 80 la na zona quem roupa se o problema era resolvido no comisio popular.Era muito facil ate voce devolver o que nao de pretence.Saudades de papa Samora.

Faruk Cajabuira Embora era miudo vi muitos problemas a serem bem resolvidos sem levar muito tempo.

Felix Cardoso Já dizia papa samora:- n deixem 1 ambicioso governar,Pk ele e capaz d tudo ate d vender a sua própria alma ao diabo. Referindo se ao guebas k ate foi ministro sem pasta. Hoje vejamos,governou e fudeu o pais. SE TIVESSIMOS OUVIDO O PAPA SAMORA...

Ivan Tambo Discordo algumas partes
Ambicioso sim Verdade.
Pois para mim e muitos outros pesa embora os desvios de fundo ele trabalho e bem Essa parte para mim dou nota 10 deixando a parte negativa k é nota 2

Suhele Suhele 1+1=2, seja onde quer que seja à qualquer hora do dia.

Muzzo Bie E em qualquer circunstância.
Até saltando de para-quedas ou fazendo scooba diving.

Muzzo Bie Sim. Podemos muito bem resolver uma boa parte do problema aqui mesmo em casa com os nossos irmãos drogados que roubaram pelo vício.
Não seria na íntegra uma vez que as pranchas foram sobrefacturadas, mas juntando o valor da venda delas, mais os bens que os drogados tem, dava para sairmos um bocado do burraco e o mais importante, ficariamos bem vistos pelos nossos vizinhos.

Colino De Camoes Mesmo cm Demodovitch foi descoberto?

Sem comentários: