segunda-feira, 19 de março de 2018

Repassando.... Compulsando a AT de Nankare


Foto de Unay Cambuma.Há sensivelmente uma semana e poucos dias faleceu um colega de Nome Edgar Numaio, aduaneiro de carreira, com mais de 30 anos de serviço. A família se dirigiu a AT para informar e pedir apoio em transporte porque o funeral se realizaria em Xai-Xai. A resposta foi: o transporte que temos é para os funcionários! 1.Em que ano vai a AT comprar transporte específico para cerimónias fúnebres dos funcionários?
2. Os funcionários falecidos desde o início do mandato da actual Presidente da AT não têm direito ao anúncio Necrológico no jornal (o custo não ultrapassa os 1500,00 Mt).
3. Os funcionários no activo não sabem o que é receber ajudas de custo. Trabalham com suas viaturas pessoais. Abastecem com meios próprios para garantir o emprego (mas os que trabalham no Gabinete da Presidente não só recebem senhas de combustível como também têm direito a almoço diário).
4. Pondo de lado a província de Maputo, em todas as restantes, os funcionários percorrem distâncias acima de entre 200 e 500 kms para registar contribuintes e trazer receitas dos Postos distantes, pelo menos uma vez por mês. Em qual outra instituição acontece isto no aparelho de estado?
5. Há reiteradamente roptura de modelos de cobrança de impostos. Motivo: todos, mas todos mesmo, antigos funcionários da logística central foram distribuídos (espalhados) por todas as províncias do país. O que se espera desta realidade? Coitadinhos dos tais novos funcionários nem como se organiza um Concurso sabem. Quem são? Sobrinhos e amigos ilegalmente admitidos!
6. Diz-se que área das Alfândegas é de regime paramilitar. Aqui só da para rir. Veja-se só: Quando num lugar de chefia se exige uma categoria (indexada obviamente à patente), como se explica que a Nankare vai buscar um funcionário com três níveis de categoria abaixo daquela exigida nomear. Portanto, o subalterno chefia seu superior! Ou somos paramiltares de verdade ou simplesmente permanecemos simplesmente civils. Isto é uma pura blasfêmia ao paramilitarismo!
6. Argumenta-se muito o factor confiança para exercício de chefia. O nosso entendimento é de que para além do lugar da própria Presidente, esse factor não devia ir para além dos Directores Gerais. Resultado: A AT está cheia de pessoas de confiança da Presidente ingressados nos últimos três anos mas sem capacitação técnica profissional. Resultado: Os tais, optam por fazer espionagem e denegrir a imagem dos colegas antigos.
3. Os chefes da Unidades Orgânicas mais pequenas que existem, prestam contas diária e directamente a Presidente via Whatssap onde os próprios Directores Gerais não fazem parte. Consequência: os funcionários não respeitam os seus Directores. Na movimentação do staff, por exemplo, são ignorados os próprios Directores. Resultado: os Directores não dão ordem os subordinados exercendo alguma chegia mesmo vendo algo errado. É estes até até dizem para os seus superiores imediatos: A Presidente é que me nomeou! É gestão isto? A sociedade já reparou que a imagem da AT regrediu consideravelmente?
7. O Presidente cessante que entendia de gestão, nomeava apenas Directores Regionais, Directores de Serviço e apenas Chefes de Estâncias de primeira, tal é o caso de Fronteiras e Terminais Internacionais. Éramos referência nacional e Internacional, pela qualidade dos nosso serviços. Hoje Infelizmente não é o caso!
8. Os funcionários da AT, salvo raríssimas situações, já não participam nos Fóruns internacionais sobre impostos e comércio. Estamos a ficar ultrapassados em muitas matérias, alegadamente por causa da crise. Mas sinceramente, se há um instituição que deve ser potenciada devido à crise é exactamente a AT com fonte primária do Orçamento do Estado. Ninguém vê isso compatriotas? As poupanças dos outros sectores (se é que existem) não deveriam ser canalizadas para a AT para esta cobrar cada vez mais? Porquê nos obrigam a usar nossos Vitz para cobrar impostos, por exemplo, sair de Lichinga a Matchedge de Vitz ou de Mueda para Negomano ou ainda de Xai-Xai a Chicualacuala de Vitz? Basta de discursos de que o país está aguentar a crise! Na verdade, o país poderia aguentar ainda mais e melhor esta crise, com um dirigente capaz de melhor conduzir os destinos da AT, Compatriotas! Não deixemos morrer a galinha dos "Ovos de Ouro". Não há nenhuma corrupção que a Nankare está a combater na AT, pelo contrário está a alimentar a família, amigos e aliados dela!
9. Há quem pensa que cobrar impostos seja pacífico. Mas não o é. No dia-a-dia temos tido muitas mágoas (entenda-se no escopo profissional). Quando se quer falar de corrupção toda gente vira para a AT. Colegas nossos dormem em cima de árvores para se protegerem de animais ferozes nalguns postos. Na verdade, nós produzimos e com muito sacrificio, entretanto, outros limitam-se a esbanjar e roubar. Reflictamos sobre o estão actual da AT. É Urgente!

Funcionários Agastados com a Gestão da Nankare.

Sem comentários: