terça-feira, 20 de março de 2018

Yaqub Sibindy não tem moral para falar mal da Frelimo

Xavier Antonio Estou pouco aos poucos me abster de fazer comentários políticos por entender que há muito subjectivismo e pouco objectivismo nos comentadores. Parece haver interesse directo nos assuntos que comentam o que faz com que se perca a lógica. 
Não percebo se Senhor Yaqub Sibindy é da oposição ou membro do partido no poder que dispara quase que irreflectidamente para dentro do seu partido FRELIMO acabando não se perceber se está contra o sistema ou algumas figuras dentro do sistema. Este é traço característico de um membro insatisfeito, não propriamente a oposição. A propósito, no primeiro mandato do presidente Guebuza o Senhor Yaqub Sibindy foi seu grande promotor. Hoje, sob pretexto das dívidas ocultas condena-o veementemente e promove a figura do presidente Filipe Nyusi alegadamente por ser mentor da busca da paz, e iliba a FRELIMO dos seus erros atribuindo-os exclusivamente a alguns membros, com destaque para o governo de Armando Guebuza. Esta atitude vive perto do do membro descontente e não da oposição. 
Senhor Yaqub Sibindy, há um provérbio que diz " Não há ausentes sem culpas, nem presentes sem desculpas " , é mau costume, para atenuarmos as nossas faltas, incriminarmos os ausentes, ou aqueles que não se podem defender. As dívidas ocultas foram contraídas pelo governo do partido FRELIMO, no qual o presidente Nyusi fazia parte, e muito perto do presidente. As dívidas ocultas que hoje infernizam o povo moçambicano foram contraídas pelo partido FRELIMO. Não de A, B, C... Se não é verdade quando a Assembleia da República, os órgãos da justiça tomaram conhecimento o que fizeram, a bancada da FRELIMO, a PGR? Encobriram, porque são da FRELIMO. Este problema ultrapassa a demensão pessoal de alguns membros, mas de toda cúpula da FRELIMO. Quando é para acabar com a oposição, especialmente a RENAMO e seu líder a cúpula da FRELIMO autoriza todo tipo de acção. 
É bom encorajar o diálogo e elogiar a atitude do presidente Nyusi em relação ao líder da RENAMO, mas não se esqueça Senhor Yaqub Sibindy que é no governo do presidente Nyusi que Dhlakama foi embuscado por duas vezes, cercado na sua residência, vandalizadas suas residências, sedes e criado esquadrões de morte que dizimaram centenas de vidas de quadros da RENAMO, o que nunca se viu nos anteriores governos.
Qualquer cidadão atento que comparar o Chissano, o Guebuza e o Nyusi em relação ao Dhlakama e RENAMO, conclui-se que o presidente Nyusi revelou-se extremamente perigoso. Tenho dúvidas se tal diálogo ou negociações são verdadeiros e de boa fé ou é para piscar o Dhlakama até onde é fácil para o abater. 
Para concluir, meu respeitado Sr.Yaqub Sibindy, não se fracciona o comportamento da FRELIMO em função dos seus presidentes, aqueles tem um propósito: 1. Acabar com a oposição (oposição verdadeira); 2. Fazer do estado sua propriedade privada.
Manage
Reply20hEdited
Khembo Chereni Senhor Xavier Antonio, traidor é assim mesmo, ele come consigo, e meia volta fala mal de si. O senhor Yaqub Sibindy não tem moral para falar mal da Frelimo e Guebuza por ser farinha do mesmo saco e já ninguém precisa de consumir.
Manage
Reply1d
Delson Jose Chauque Palavras sabias meu irmao.sao todos do mesmo saco esses frelimo todos porq diseram que a divida é de todos os moçambicanos para agente sofrer .agente receb mal o custo d vida ta cada vez pior no nosso pais chapa soub e salario aumenta 100mt.sinceramente tamos cansados.
Manage
Reply23h
Mouzinho Zacarias Xavier António meu conterrâneo você está certo...
Manage
Reply21h
Abubacar Iassine E isso que acontece quando alguem Nao tem culpa no Cartorio....
Manage
Reply20h
Nando Mais Meu grander Xavier Antonio faltam palavras pra agradecer . Em todo caso meus aplasos
Manage
Reply18h
Jaconias Massango Muita sabedoria exposta neste texto. Concordo consigo, em algum momento Yaqub Sibindy e um professor de física parecem estar a reinvindicar um lugar na mesa de grandes manjares, embora aplauda as mediocridades dos seus textos. Alguem se lembra dos comentarios do Sr Regendra de Sousa, o homem que sentou nos mesmos bancos com funcionarios do FMI que vai fazer 2 anos procurando mercado para vender a divida do país! Agora é humhumhum(falar de alguem com comida na boca).
Manage
Reply15hEdited
Florencio Amade Obrigado meu caro XAVIER ANTÓNIO, estou satisfeito com sua aula
Manage
Reply14h
Domingos Ali Ak falou se tud e menos nada. A verdade ek a frelimo nunca ira mudar do seu comportamento. Entao sejamos nis a mudarmod as nossas escolhas. .tud e possível ak.
NYUSI, SERÁ MESMO RESPONSÁVEL PELA DERROTA DA FRELIMO NAS INTERCALARES DE NAMPULA?
ACOMPANHE O DIÁLOGO CONSTRUTIVO ENTRE TOMÁS SALOMÃO E YÁ-QUB SIBINDY!
PALAVRAS DE TOMÁS SALOMÃO : "Confira a carta aberta de Tomás Salomão a Filipe Nyuy.

____" A derrota de Nampula é um grande aviso para o Camarada Filipe Jacinto Nyusi."

"Uma ligação da sogra. A primeira ligação de hoje veio da minha sogra. Ela queria me lembrar a conversa que tivemos em um dos bairros de 
Maputo em novembro. Por sorte, temos diferentes opções políticas. Eu, na Frelimo, claro. Naquele dia, ela me perguntou quem eu achava que a Frelimo designaria para Nampula e eu disse a ela que Cololo, o candidato perdedor a favor de Vahlane, estaria no turno de Nampula. E acrescentei que, quando isso acontecer, a Frelimo perderá. A chamada foi apenas para me lembrar e me dar uma razão para o que eu tinha listado.
Nós perdemos Nampula novamente. Não se trata de uma perda qualquer, dado o investimento material e humano que foi feito. Camaradas!

Vocês sabem que uma cabeça não pode suportar um telhado ou uma unha pode matar piolhos. Somos vítimas de nós mesmos se permitimos que as pessoas substituam o grupo. A cooperação verificada há alguns anos é substituída pelo trabalho de heróis individuais. A Frelimo, que era uma marca no coração de todos, foi trivializada. Hoje perdemos Nampula, em Outubro perderemos mais.
Por enquanto, temos uma tarefa difícil de proteger o que temos, e neste esforço não podemos sonhar em conquistar o que não temos. Dado o tempo restante, isso será 
doloroso. Eu percebo que há um erro nas novas lideranças da Frelimo. Hoje, como nunca antes, falamos mais de pessoas do que da Frelimo, o que constitui erro estratégico revelador do abismo para o qual nos dirigimos. Camaradas! Sinto que nosso tempo está chegando ao fim. Todos os caracteres indicam isso. E eu não sou o único que sente isso. Portanto, uma vez que todos estamos conscientes dessa partida sem glória, a res publica é relegada para a berma, os roubos não param e os defensores do assalto, sofisticaram a sua linguagem.

Estamos nos aproximando da década 
de libertação em que a nova geração procurara libertar-se dos libertadores. Infelizmente, estamos vivendo uma revolução silenciosa. A polícia que nos escutou ontem para levar a urna hoje percebe que ela foi usada para outros fins. O policial superficial, que carrega o calor e o frio, a chuva e a poeira do nosso país, também quer uma vida digna e não apenas a sopa no momento da eleição. O funcionário público que cega e religiosamente nos escutou ontem e votou em nós com gratidão, agora melhor informado do que ontem, entende que ele tem o direito de 
votar em segredo para o que pode lhe dar uma escolha de vida melhor. Camaradas! Durante muito tempo estamos fazendo pessoas de estúpidas, dando-lhes um salário que é apenas meio-mês enquanto levamos vida faustosa. Mas elas querem e se livrarão de nós se não mudarmos. Não posso terminar esta carta sem dizer algo ao camarada Nyusi, o mentor desta derrota. E o meu aviso é este. Tenha cuidado para não ser lembrado como Gorbachev ou De Klerk de Moçambique. Melhor dizendo, aquele que entregou o poder da Frelimo. Para as pessoas comuns, a vida é difícil, mesmo quando seus conselheiros se divertem com você e mostram que as pessoas estão felizes. Conhecemos o drama triste que ocorre hoje em muitas famílias.

As pessoas comuns, e lamento dizer, com bons camaradas entre elas, não escondem seu desagrado com seu governo. Dizem que o camarada em chefe prometeu mel, mas apenas observam as abelhas de que devem se esconder. O desemprego aumenta. As fábricas fecham porque o governo não consegue amortizar dívidas. De Niassa a Pemba, de Tete a Chimoio, 
os funcionários públicos não mudam suas carreiras e não recebem horas extras. Isso terá seu preço nas próximas eleições. Enquanto as pessoas reais estão sofrendo, o presidente está preocupado em conhecer Dhlakama e tentar apagar o fogo que você acendeu. Infelizmente, não posso acreditar que suas reuniões trarão benefícios adicionais para a Frelimo e para as pessoas.

A perda de Nampula deve ser uma clara indicação do abismo para o qual estamos correndo. Como líder supremo, sinto que o meu presidente está mais próximo dos homens da 
oposição do que seus camaradas. O que se passa, camarada presidente? Quer carregar a Frelimo sobre os ombros tal como o seu parceiro carrega a Renamo? Sozinho e com o governo, aparentemente instável, porque os ministros são tão alternados como se fossem vestidos, não faria nada sem a Frelimo.
Surpreende-me que, no ano eleitoral, seu governo está mais interessado em desenvolver ferramentas normativas que punem as pessoas do que o trabalho na resolução de problemas das pessoas. Percebo que o governo que você conduz é uma 
pessoa de confiança política à custa da competência técnica. Assim, ele não tem uma visão estratégica, não há slogans. Você tem um plano estratégico que deve ser o norte da sua gestão, mas, como vimos na semana passada, você parece ter concordado em desenvolver outro plano para lutar contra a corrupção em vez de um plano de cinco anos. As casas que você prometeu construir não são visíveis. As estradas que tornaram a vida mais fácil para nós estão se transformando em buracos. Não diga que é por causa da chuva. É culpa do nosso governo, relacionado 
com a satisfação dos interesses dos estrangeiros. Eu escrevo sobre feridas, e eu gostaria de mudar a maneira como fazemos as coisas. Caso contrário, falarei assim que o presidente tiver a coragem de convocar uma reunião de membros, membros verdadeiros.
Por : Membro Sénior da Frelimo! "

FIM DA CITAÇÃO
NOSSO COMENTÁRIO :
Pelo contrário Cda Salomão, à única pessoa que afugentou o povo da Frelimo não é Nyusi, mas sim é Guebuza que contraiu dívidas secretas com falsas alegações para sustentar uma guerra contra Dlhakama!
Nyusi é herói porque soube provar ao mundo que Dlhakama não é inimigo e não seria o alvo principal a abater pelo seu Governo!
Os poucos votos que a Frelimo teve em Nampula foram derivados ao diálogo incondicional que humildemente o Nyusi apostou na sua vida singular em troca da PAZ, galgando à pata às montanhas de Gorongosa afim de resgatar um homem de tamanha importância para negociar à PAZ DEFINITIVA EM Moçambique!
Querem ganhar eleições? Prendam os prevaricadores da dívida secreta e reconciliem com o Povo, recorrendo à Fórmula Mondlhane que uniniu vários partidos políticos num Único Movimento com duas agendas tão claras:
1 - Conquistar à Independência Política e,
2 - Conquistar a Independência Económica!
Prometeram ao Nyusi que ele seria o timoneiro do NOVO CICLO DE GOVERNAÇÃO!
Mas quando o Nyusi ganha eleições, eís que V.Excia surpeendem o Presidente de todos nós com a agenda de guerra para savimbinizar Dlhakama!
Vocês não conseguiram matar Dlhakama e, Nyusi mais uma vez pelo telefone e apostando na sua vida única e singular decalca montanhas e trás à paz com o aplauso de 28 milhões de moçambicanos!
Dum lado, Nyusi e o seu Governo está sendo vítima de uma guerra sem cara à partir de Mocímboa da Praia e d'outro lado Nyusi está sendo vítima de sanções financeiras dos parceiros internacionais por causa das dúvidas secretas contraídas por um Governo passado alheio ao seu mandato!
Nyusi está a carregar à CRUZ do Jesus que ele não matou!
O país está a regredir financeiramente por causa das dívidas secretas contraídas por Guebuza e não por causa do Diálogo entre Nyusi com Dlhakama!
Nyusi é o único Presidente na história da Frelimo que conseguiu domesticar à oposição e, eu acredito que se a Frelimo lhe dar todo o apoio necessário, formando um Governo de Confiança Nacional sem cores Partidárias, caso ele ganhe eleições justamente nos próximos pleitos eleitorais, o Presidente da Frelimo poderá formar uma nova Frente de Libertação contra o atraso da economia Moçambicana, governando Moçambique com uma agenda de consenso nacional!
LikeShow more reactions
Comment
57 Comments
Comments
Jose Majasse Dombe A carta é longa mas a mensagem é única"a Frelimo poderá estar na oposição".
Manage
Show more reactions
Guilherme Jarahane Se nao ate acabar ou deixar de existir na arena politica.
Manage
Show more reactions
Matias Jose Damiao Não culpemos o Nyusi pela derota, mas sim culpemos a visão do povo. Nyusi pelo visto está simplesmente fazer oque pode para o povo se livrar do cativeiro. Acredito que nesse jogo Nyusi também será heroi.
Manage
Show more reactions
Josealvaro Valente Começou bem até a vírgula, o resto não constitui verdade
Manage
Show more reactions
Adelino Ernesto Meus caro "cada pessoa é uma pessoa e cada tempo é um tempo" dentro duma casa tem alguém que tem voz e toma decisão quer dizer apesar de que o PR NYUSSI fez parte do Governo dos Guebuzas mais estava distanciado em questoes monetarias e hoje atirar culpa das dividas ocultas seriamos invisionarios. Cada tempo é um tempo: hoje o Nyussi encarra problemas financeiras e nao tendo alternativas para desenvolver o País e implementar as suas promessas mas nao tem sido facil, e prk a paz é inprenscindivel ele é chamado a negociar com a Renamo fortement prk com a paz o País podera andar. O tempo k estamos o Nyussi tem fortaleza Normativa para a linhar o País e depois tera a fortaleza construtiva para desenvolver o País.
Dentro dum partido, cada membro tem sua forma d pensar e agir sao exas atitudes k alguns matam a FRELIMO
Manage
Show more reactions
Marilucia Rodrigues Francisco Onde estão os inteligentes da Frelimo?
Manage
Show more reactions
Jeremya Mastarde Palavras sabiás
Manage
Show more reactions
Xavier Antonio Estou pouco aos poucos me abster de fazer comentários políticos por entender que há muito subjectivismo e pouco objectivismo nos comentadores. Parece haver interesse directo nos assuntos que comentam o que faz com que se perca a lógica. 
Não percebo se Senhor Yaqub Sibindy é da oposição ou membro do partido no poder que dispara quase que irreflectidamente para dentro do seu partido FRELIMO acabando não se perceber se está contra o sistema ou algumas figuras dentro do sistema. Este é traço característico de um membro insatisfeito, não propriamente a oposição. A propósito, no primeiro mandato do presidente Guebuza o Senhor Yaqub Sibindy foi seu grande promotor. Hoje, sob pretexto das dívidas ocultas condena-o veementemente e promove a figura do presidente Filipe Nyusi alegadamente por ser mentor da busca da paz, e iliba a FRELIMO dos seus erros atribuindo-os exclusivamente a alguns membros, com destaque para o governo de Armando Guebuza. Esta atitude vive perto do do membro descontente e não da oposição. 
Senhor Yaqub Sibindy, há um provérbio que diz " Não há ausentes sem culpas, nem presentes sem desculpas " , é mau costume, para atenuarmos as nossas faltas, incriminarmos os ausentes, ou aqueles que não se podem defender. As dívidas ocultas foram contraídas pelo governo do partido FRELIMO, no qual o presidente Nyusi fazia parte, e muito perto do presidente. As dívidas ocultas que hoje infernizam o povo moçambicano foram contraídas pelo partido FRELIMO. Não de A, B, C... Se não é verdade quando a Assembleia da República, os órgãos da justiça tomaram conhecimento o que fizeram, a bancada da FRELIMO, a PGR? Encobriram, porque são da FRELIMO. Este problema ultrapassa a demensão pessoal de alguns membros, mas de toda cúpula da FRELIMO. Quando é para acabar com a oposição, especialmente a RENAMO e seu líder a cúpula da FRELIMO autoriza todo tipo de acção. 
É bom encorajar o diálogo e elogiar a atitude do presidente Nyusi em relação ao líder da RENAMO, mas não se esqueça Senhor Yaqub Sibindy que é no governo do presidente Nyusi que Dhlakama foi embuscado por duas vezes, cercado na sua residência, vandalizadas suas residências, sedes e criado esquadrões de morte que dizimaram centenas de vidas de quadros da RENAMO, o que nunca se viu nos anteriores governos.
Qualquer cidadão atento que comparar o Chissano, o Guebuza e o Nyusi em relação ao Dhlakama e RENAMO, conclui-se que o presidente Nyusi revelou-se extremamente perigoso. Tenho dúvidas se tal diálogo ou negociações são verdadeiros e de boa fé ou é para piscar o Dhlakama até onde é fácil para o abater. 
Para concluir, meu respeitado Sr.Yaqub Sibindy, não se fracciona o comportamento da FRELIMO em função dos seus presidentes, aqueles tem um propósito: 1. Acabar com a oposição (oposição verdadeira); 2. Fazer do estado sua propriedade privada.
Manage
Show more reactions
Khembo Chereni Senhor Xavier Antonio, traidor é assim mesmo, ele come consigo, e meia volta fala mal de si. O senhor Yaqub Sibindy não tem moral para falar mal da Frelimo e Guebuza por ser farinha do mesmo saco e já ninguém precisa de consumir.
Manage
Show more reactions
Delson Jose Chauque Palavras sabias meu irmao.sao todos do mesmo saco esses frelimo todos porq diseram que a divida é de todos os moçambicanos para agente sofrer .agente receb mal o custo d vida ta cada vez pior no nosso pais chapa soub e salario aumenta 100mt.sinceramente tamos cansados.
Manage
Show more reactions
Mouzinho Zacarias Xavier António meu conterrâneo você está certo...
Manage
Show more reactions
Abubacar Iassine E isso que acontece quando alguem Nao tem culpa no Cartorio....
Manage
Show more reactions
Nando Mais Meu grander Xavier Antonio faltam palavras pra agradecer . Em todo caso meus aplasos
Manage
Show more reactions
Jaconias Massango Muita sabedoria exposta neste texto. Concordo consigo, em algum momento Yaqub Sibindy e um professor de física parecem estar a reinvindicar um lugar na mesa de grandes manjares, embora aplauda as mediocridades dos seus textos. Alguem se lembra dos comentarios do Sr Regendra de Sousa, o homem que sentou nos mesmos bancos com funcionarios do FMI que vai fazer 2 anos procurando mercado para vender a divida do país! Agora é humhumhum(falar de alguem com comida na boca).
Manage
Show more reactions
Florencio Amade Obrigado meu caro XAVIER ANTÓNIO, estou satisfeito com sua aula
Manage
Show more reactions
Domingos Ali Ak falou se tud e menos nada. A verdade ek a frelimo nunca ira mudar do seu comportamento. Entao sejamos nis a mudarmod as nossas escolhas. .tud e possível ak.
Manage
Show more reactions
Dinho Da Rocha Nyusi esta fazer de tudo pork a sua ideia principal era de eliminar Dhlakama e o seu partido defenetivamente estilo Angolano já k tudo falhou, esta kerendo enganar a nós mais na politica, isso não passa de ser uma desculpa ao Dhlakama e seu partido
Manage
Show more reactions
Costa James A frelimo peca por ser tao unanime mesmo em questoes k deviam devergir em openioes, o partido, o Governo,a bancada parlamentar, OJM, OMM, e etc, ate parece k todos pensam usado uma unica cabecas, esquecendo k no povo cada qual usa sua cabeca pra pensar, e o resultado sera derrota atraz de derrotas, Nampula deu o exemplo, muitos pensavam k a frel E invencivel, mas agora acredita se k afinal E possivel derrotar a frel com todo seu investimento robusto,o povo so quer mudacas.
Manage
Show more reactions
Abel Victor Pague se as dívidas, aumentando o salário do enfermeiro, polícia, professor, e todos funcionários públicos que até hoje recebem 5 mil.com 3 a 6 filhos a frequentar a escola, num Moçambique que é rico em recursos minerais e florestais, que estes apenas enriquecem a um grupo de pessoas, só assim é que iremos garantir as vitórias nos próximos pleitos eleitorais. Palavras de Tomás Salmão.Manage
Show more reactions
Manuelito Nhazilo O que eu duvido é que teremos uma paz efetiva, a não ser que a renamo jogue limpo e entregar todo seu arsenal bélico e seus homens. Mas esse também é meu desejo assim como de varios outros moçambicanos e sobre a frelimo o que disse camarada Salomão é pura verdade, admiro que esta não é uma constatação apenas dele mas sim de muitos moçambicanos apenas não percebo porque o partido glorioso não toma medidas para contrariar esta tendência pois o resultado de não tomada de medidas já está visível a impopularidade que o partido tem hoje e por fim o resultado é este tem membros que nem sequer metade deles votam no partido.
Manage
Show more reactions
Fernando Maurício Neves Mensagem construtiva trazendo os problemas e as soluções as discussões que são travadas no seio da própria FRELIMO, na minha opinião já n vale apena citar FRELIMO nyusi Guebuza etc etc tudo farinha do mesmo saco cada um ten sua forma de enganar o povo a única maneira de ver os autores das dividas ocultas a serem responsabilizados é a FRELIMO na oposição porque entre eles se protegem.
Manage
Show more reactions
Benedito Chagaca Osorio combatentes da fortuna andam desesperados,deem continues condignas aos moçambicanos pois eles ja sabem, que o pais tem condições pra tal. Se o pais não tem condições como voçes vivem vida de lord?O povo ja abriu a 🙄
Manage
Show more reactions
Abdul Rauf Magide E verdade camaradas temos que fazer para mudar as coisas estam mal não andam nem desadam, também temos que mudar a maneira de pensar de fazer? De ver as coisas vamos mudar os panfletos, de papel em material de construção chapas CIMENTO ferro portas janelas pregos etc e a muito empregados pedreiros eletricista canalizador
Manage
Show more reactions
Osvaldo Tamele Politica...ja fomos dito para rever ...apenas todos sabemos que na luta dos elefantes o capim eque sofre...o partido no poder nao esta preparado para estar na oposicao,por isso vao passar por tudo e por todos para se manter no poder,é nessa teoria os meios nao justificam os fins,se for guerra sera guerra e tem os meios ao seu favor ,agora porque falar mais????
Manage
Show more reactions
Elias Mauro Matar O Salomao junto seu governo estiveram no poder durante decadas.O que,fiseram de concreto!!!?eu como cidadao Nacional nao vi quaze nada.Pelo contrario o fogo que Dhakama acende hoje,as lenhas foram amontoadas por governo de salomao.O lider Dhakama este por varias decadas acomodado como se alguem passageiro lhe corrompia para o silencio.Hoje as pessoas que nao faziam parte do trato retiraram lhe a esperanca e o suborno,e assim como unica alternativa é retirar o fosforo e queimar as lenhas amontoadas.Deixem o Nyus errar porque agora é sua vez como todos voces estiveram por vossa vez e nao fiseram nada.Na minha opiniao todos,governos que passaram na frelimo depois de Samora nao estao pela causa do povo,mas sim plano estrategico para falir o cofre do Estado.Camarada Salomao nao fala nada.O que o povo percebe é que ha duas correntes no seio da Frelimo.Amigos do povo pela causa do povo e amigos do estado pela causa do respeito pessoal,mordomia e falencia dos cofres.Ao terminar,se a frelimo um dia acabar acabou com todos e mais...
Manage
Show more reactions
NicriSs Manejo Jr. Eu estou sem comentários, só posso limitar me em aplausos ilustre Yaqub Sibindy.

Sublinhando algumas entrelinhas k gostei; Querem ganhar eleições? 
Responsabilizem todos os culpados k tropeçaram a constituição da República e a AR inforcando o país e o povo com as dívidas ocultas.
Manage
Show more reactions
Jaconias Massango Gostaria de ler um comentario do Sr Tomaz Salomao confirmando que é autor desta mensagem. O que me causa estranheza saos os erros de logica muito bem patentes nesta mensagem e que fazem lembrar aquele problema apontado por Fanuel Mahluza sobre a guerra de Xingondos e Machanganas na frelimo durante a guerra de libertação, que acabou empurrando os xingondos para reaccionarios ou lugares subalternos. Como pode ilibar as lideranças anteriores dos problemas que país enfrenta hoje. Está ser dificil perceber que o muché foi comendo as estacas aos poucos até a teto cair! Quantos ministros rodou Guebuza na sua governaçao, e alguns ficaram apenas um mês? Só pode ser um outro Tomaz Salomao que escreveu esta mensagem! VIVA NYUSI! VIVA Gorbatchov de Moçambique!
Manage
Show more reactions
Fernando Nhaca Operação "SATUNGIRA"... quem foi o dirigente máximo que lá escalou para melhor certificar o assalto à residência do líder?
Manage
Show more reactions
Nando Mais Sibindy vem cà responder
Manage
Show more reactions
Fernando Nhaca Como não bastasse, confiscarem as cadeiras plásticas,mantas, esteiras, bandeiras, cabaças de defesa virtual e...para o devido sinal carnavalesco, montarem mais um quartel à revelia dos proprietários...
Manage
Show more reactions
Silvano Da Conceicao Herminio Mas doeu. 2 vezes consecutivas a ser negado pelos macuas. Nampula é dos macuas,e so os macuas podem escolher o seu presidente
Manage
Show more reactions
Miguel Jorge Fanjul Todos saben que nampula y sofala som de renamo.culpar a nyusi.eso era de esperar que renamo ganar.em la eleçoes anteriores la renamo nao entro por eso MDM ganho.muito papo por gosto.nao culpen nyusi.
Manage
Show more reactions
Jeremias Faustino Nicuamuetane Suas observações são justas e tens uma visão transparente e não de um frustrado que a pena sabe criticar no sentido negativo.
Manage
Show more reactions
Reinier Cedeno O macaco que escreveu essa carta so pode ser um anti-Nyusi ou seja, aliado de Guebuza. Quer fazer acreditar que a Frelimo caiu por culpa da liderança actual do partido e do governo. Mas já que o assunto é entre frelimistas, então mordam-se e preparem-se para estar na oposição seus abutres.
Manage
Show more reactions
Mouzinho Zacarias Yaqub Sibindy a frelimo jamais formará um governo sei lá sem cores partidárias esqueça isso é impossível
Manage
Show more reactions
Emanito Magalhaes Cda TS por uns tempos considerei o sr de sensato quando num jornal disse se a Frelimo continuasse a cumer sozinha ficaria na oposição, agora tou pasmo com esta carta aberta para o nosso alto magestrado da nação acusando o de se virar mas a oposição do que aos camaradas comunistas,ai vai uma pergunta são Moçambicanos somente os membros da frelimo,será que desde a independência nacional ainda não se sentem com as barigas cheias,os outros não querem sentir o mesmo ou por outro meio prazer do que os senhores ja sentiram,ou somente servimos para pagar o preço dos vossos saques ao dinheiro do HERARIO PUBLICO?
Manage
Show more reactions
Fernando Marrime Tem pessoas que não gostam de ver o Nyusi a dialogar com presidente da renamo,essas pessoas pertencente a FRELIMO acham que com guerra podem acabarem com guerra isso é pura mentira, não estão feliz agora que o presidente conseguiu parar com guerra na base do diálogo? Querem ganharem eleições predam ladrões da dividida pública
Manage
Show more reactions
Juliao Zefanias Machava Eu acho k alguém ker tirar casaco, mas apelo uma sentada urgente dos mais velhos
Manage
Show more reactions
Sérgio José Adamo Adamo Ja é tarde a frelimo deve ir onde nunca teria saido, tiverao muito tempo pra foramr governo d consenso nao terao mais esse privilêgio
Manage
Show more reactions
Arsenio Januário camarada Tomás Salomão mi decepcionou muito pela negativa no suas declaração
Manage
Show more reactions
Edson João João Alberto Tomas Salomão era um dos politicos moçambicanos que eu tanto admirava. Já não o admiro mais. Falou merda. Ele acha que a derrota da Frelimo o responsável é o presidente Nyusi? Foi infeliz nessa análise.

A pouca dignidade que o partido Frelimo tem graças ao Presidente Nyusi. 

Estudar muito endoidece. 

A Frelimo perdeu por causa das dívidas ocultas contraidas ilegalmente por Armando Guebuza e Manuel chang.

Levem essas pessoas para cadeia de modo a consolar o povo moçambicano, assim serão perdoados.
Manage
Show more reactions
Rui Capaina Tem certeza que o povo perdoaria o partido e o presidente por levar chang e Guebuza a cadeia?Ou negociar a paz,emprego,baixo custo de vida....
Manage
Show more reactions
Waite António Zacarias Para me como cidadão moçambicano quero ver o país a andar independentemente de que partido conduza. O povo moçambicano é o maior culpado não sabe decidir, nós temos grandes exemplos na região.
Manage
Show more reactions
Show more reactions
Rogério Supinho Muito decepcionado com Tomas Salomão, uma reflexão bastante leviana e boçal.
Manage
Show more reactions
Waete Agostinho Waete Agostinho Nao Sabia k há pessoas k nao gostam de um bem melhor e k é Apaz! K pena força sua Exência presidente Deus é contigo.
Manage
Show more reactions
Abdul Rauf Magide Vamos mudar as casa da população de barro palha banlilos e ninhos vamos por barrotes vai ver se o povo não vota na frelimo, a felino e um partido grande e forte só as pessoas que são chefes e que não servem para estar dentro do partido testam a fazer mal ao partido e vai ficar feio no mundo
Manage
Show more reactions
Dudu Mangueze A Frelimo será exterminada politicamente do mapa político nacional,o povo irá pulverizar esse partido de uma vez pra sempre
Manage
Show more reactions
Chiwombe Marrime Os psicólogos devem promover uma feira de saúde no seio do partido Frelimo, pois não aceitar a democracia põem em perigo o investimento público.
Manage
Show more reactions
Omardine Mocuchede Vocês mataram MAMUDO amurane plano do congresso deixem de serem assassinos o povo já acordou já hera FRELIMO as perdizes comeram todo milho.
Manage
Show more reactions
Melo Alexandre Faria Momade Nao sou apaixonado pelo presidente, mas ele nao tem nada a ver com isto e Tomas Salomao deve demarcar-se dessa carta ridicula
Manage
Show more reactions
Narciso Alexandre Estamos nos aproximando da década
de libertação em que a nova geração procurara libertar-se dos libertadores. Infelizmente, estamos vivendo uma revolução silenciosa. A polícia que nos escutou ontem para levar a urna hoje percebe que ela foi usada para outros fins. O policial superficial, que carrega o calor e o frio, a chuva e a poeira do nosso país, também quer uma vida digna e não apenas a sopa no momento da eleição. O funcionário público que cega e religiosamente nos escutou ontem e votou em nós com gratidão, agora melhor informado do que ontem, entende que ele tem o direito de
votar em segredo para o que pode lhe dar uma escolha de vida melhor.
Manage
Show more reactions
Narciso Alexandre Ventos de mudanca se aproximam.
Manage
Show more reactions
Narciso Alexandre A decadencia comeca axim...um dia tdo passara pra Historia.
Manage
Show more reactions
Pedro Jose Come Afirmativo capito, já é bom que conseguem ver por si mesmo
Manage
Show more reactions
Vickh Assanaly Vc Amei das suas palavras Dr Sibindy.

Eu acredito em Nyusi.

Força camarada do povo
Manage
Show more reactions
Mahendra Mahendra Um dia à Frelimo será oposição não falta muito
Manage
Show more reactions
Orlando Malate Heleleeeee k boa mensagem.
Manage
Show more reactions
Jorge Rosario Uajiua Uajia Nao se machokem crdas e culpem aningue ixo e vez vez
Manage
Show more reactions
Alberto Kavandame Concordo com cda Salomão!
Manage
Show more reactions
Angelo Bacela Esta dito
Manage
Show more reactions
Policarpo Francisco Francisco E verdade sr sabind é isso k falou ja agora è k xtao regonhecer ? Depois de terroda xmagadora em NPL
Manage
Show more reactions
Samito Jr Chaile Milla Júlio Chaile
Manage
Show more reactions
Show more reactions
Domingos Elias Magenge Eu não sei os porquês da condenação à carta do TS. Ele falou a verdade. O Nhusi tem agendas mal concebidas.
Não se percebe nada naquilo que é o seu objetivo nesse qüinqüênio. O mandato está quase no fim e ainda não vimos nada,apenas esse blá blá blá com esse mercenário que se intitula de(rider)
Sr PIMO deixa de ser puxa saco e preocupe-se mais com a sua bengala....See More
Manage
Show more reactions
Joao Manuel Maula os camaradas pertence ao mesmo Reino sao do mesmo Filo até tem mesmo DNA,tanto Guebuza como Nhussi afugentaram e ainda afugenta os seus eleitores,acerca da divída o proprio Nhussi junto com a PGR servem como cobertores,provalmente esteja dentro do esquema
Manage
Show more reactions
Nacer Rungo Rungo Sabe a verdade a frelimo ou os camarada nao estao felix preferem a guerra ora vejamos a lei nao esta sendo cumprida veja pca da 2M pca de stadar bank e hoje vem diser ke Nyusi esta ao lado da oposicao sim e para o bem do povo porque ele ja tem na mente ke a oposicao nao sao os partidos politicos mais sim a oposicao e povo e o funcionario publico e o policias e a populacao desvaforecida
Manage
Show more reactions
Sesinando Dzowo Guebuza foi um grande gestor mas como gestão é movimentar recursos financeiros o tempo que lhe restava não foi suficiente para pagar as dívidas que fez para a dignidade do povo moçambicano. Não esquecem que no seu tempo ele pagou as dívidas do outro com tranquilidade.
Manage
Show more reactions
Show more reactions
Chiwombe Marrime A função do Presidente da República é cumprir agenda de desenvolvimento dos moçambicanos e não exclusivo aos camaradas da Frelimo. Si algum membro do partido frelimo tem agenda pessoal de prática de corrupção, perseguições política, etc. RECOMENDO A DEIXAR O PARTIDO e formar quadrilha de modo a estarem identificados

Sem comentários: