quarta-feira, 18 de abril de 2018

Miguel Díaz-Canel é indicado oficialmente como único candidato a sucessor de Raúl Castro

Miguel Díaz-Canel é indicado oficialmente como único candidato a sucessor de Raúl Castro

Ele já era apontado como favorito, mas sucessão ainda precisa ser oficializada por votação na Assembleia Nacional.

 
Miguel Díaz-Canel foi indicado nesta quarta-feira (18) oficialmente como único candidato a sucessor de Raúl Castro na sessão da Assembleia Nacional em Havana.
A proposta está sujeita a uma votação no final do dia pela Assembleia e o resultado será formalmente anunciado na quinta. Questões como essa são geralmente aprovadas por unanimidade ou quase unanimidade.
Civil de 57 anos, Díaz-Canel já vinha sendo apontado como provável substituto de Raúl, o que deve ser oficializado até esta quinta pela Assembleia. O atual mandatário, irmão de Fidel Castro, não aparece na lista de nomes indicados para formar a cúpula do poder cubano.
A sessão começou por volta das 9h desta quarta (10h em Brasília) .
Pela primeira vez em quase 60 anos, Cuba será governada por uma pessoa de fora da família Castro. Mas, segundo a EFE, lideranças afirmam que o país não vive uma transição política, mas sim uma troca de geração na cúpula revolucionária (veja abaixo vídeo com mudanças implantadas por Raúl).
Veja como é o processo formal de escolha do novo líder cubano:
  • Nesta sessão, 605 deputados eleitos em março assumem a nova legislatura e elegem o presidente da Assembleia Nacional
  • Em seguida, os deputados elegem o Conselho de Estado, que é formado por: um presidente, um primeiro-vice-presidente, cinco vice-presidentes, um secretário e mais 23 membros
  • Cada deputado tem o direito de propor 31 nomes para a formação deste conselho. É proposta uma lista feita com base nos nomes apresentados, que então é submetida ao plenário, em voto aberto. Neste momento, os deputados podem sugerir modificações de nomes
  • Aprovada uma lista com voto aberto, ela é submetida novamente a votação – desta vez, secreta. Quando ocorre a aprovação com voto secreto, está escolhido o Conselho de Estado e, também, o seu presidente – cargo que até o momento é ocupado por Raúl Castro.
Seis fatos sobre o governo de Raúl Castro em Cuba
Linha do tempo mostra trajetória de Raúl Castro (Foto: Arte: Juliane Souza/G1)Linha do tempo mostra trajetória de Raúl Castro (Foto: Arte: Juliane Souza/G1)
Linha do tempo mostra trajetória de Raúl Castro (Foto: Arte: Juliane Souza/G1)

Sem comentários: