terça-feira, 17 de abril de 2018

Morreu jornalista que escreveu sobre mercenários russos na Síria


Morreu jornalista que escreveu sobre mercenários russos na Síria

Repórter de investigação cai de 5º andar. Directora do site de notícias onde trabalhava diz que não vê motivo para suicídio.


LUSA/MIKHAIL KLIMENTYEV/SPUTNIK/KREMLIN POOL / POOL
Foto
LUSA/MIKHAIL KLIMENTYEV/SPUTNIK/KREMLIN POOL / POOL


Um jornalista de investigação russo, Maxim Borodin, morreu depois de ter caído do seu apartamento num quinto andar de um prédio em Ecaterimburgo. No mês passado, tinha escrito sobre a morte de um grupo de russos na Síria, que seriam mercenários ao serviço da empresa Wagner, num confronto com forças apoiadas pelos EUA, a 7 de Fevereiro.

Um amigo, Viacheslav Bashkov, disse ter recebido um telefonema de Borodin às 5h00 de 11 de Abril dizendo que havia alguém na sua varanda e pessoas de camuflado e máscaras nas escadas. Mais tarde, ligou-lhe de novo dizendo que afinal tinha era visto seguranças que estavam a fazer uma espécie de exercício.Os vizinhos encontraram-no ferido com gravidade, e acabou por morrer no hospital. As autoridades dizem que não há motivo para suspeitar de crime, pois a porta do seu apartamento estava trancada por dentro. Mas o director do jornal em que trabalhava diz que não há motivos para suspeitar de que Borodin se tivesse suicidado.
É uma morte que “causa grande preocupação”, reagiu Harlem Désir, representante para a liberdade dos media da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
A directora do site Novi Den, onde Borodin trabalhava, disse que não conseguia excluir a possibilidade de crime. No mês passado o jornalista tinha escrito sobre a morte de uma centena de russos, identificados como mercenários, na região de Deir Ezzor. Estes foram relacionados com a empresa Wagner, propriedade de Ievgeni Prigozhin, um oligarca russo também acusado pelo procurador especial norte-americano Robert Mueller por promover interferência nas eleições presidenciais de 2016, através de uma outra entidade, a Internet Research Agency. Prigozhin foi entretanto alvo de sanções norte-americanas.

PÚBLICO -
Foto
Maxim Borordin FACEBOOK

Na Rússia há vários casos de mortes de jornalistas entre 38 assassínios por resolver ou mortes suspeitas desde o início de 2014, segundo as contas do jornal americano USA Today e da jornalista britânica especializada em questões russas Sarah Hurst.

  1. Estas "notícias" no público aparecem sempre no timing perfeito... Morreu um jornalista russo, sem se conhecer as circunstancias, mas lá vem em grande destaque a fotografia do Putin e consequente teoria da conspiração de que foi este quem está por detrás do acontecimento. Ó Público, vai plantar batatas... em vez de plantar conspirações e boatos.

    1. Joao
        Portugal 
      Oh meu caro, o Putin é a marca que mais vende no mundo, mais que o Benfica, mais que a Beyoncé, mais que o Ronaldo ou o Messi, mais que o Trump... Uma foto do Putin e é sucesso garantido de audiências e vendas: fazem bicha de kms para lerem e se deleitarem com as narrativas e a foto, qual último livro do harry potter.
    2. O que mais vende pelas mesmas razões que Hitler...
  2. Foi com o arrependimento de ter aderido às "fake news" de Trump e sus muchachos da UE.

  3. Joao
      Portugal 
    Há marosca, não vejo um jovem desempoeirado como este a suicidar-se. Há quatro dias atrás andavam mascarados a fazer rapel à cinco da manhã? Se ele “caiu” por causa do artigo dos mercenários, acho uma razão muito mesquinha pois é tudo legal, são usados por todos, dos famosos BalckWater e Academi aos Aegis Defence Services e GK Sierra e muitos outros, ao serviço dos governos americano, inglês saudita, nigeriano, etc e claro das, de talvez todas, companhias petrolíferas. Por exemplo o artigo Ibtimes 6/2/2016 “Dogs of war: Who are the British mercenaries roaming Africa accused of 'war crimes'?” refere uma série de grupos mercenários e seus contratantes. Banal, se o jovem “caiu” por relatar um desses casos… é criminosamente mesquinho porque cá no ocidente e nas terras do petróleo é banal.

    1. Darktin
        Anti Comunistas da Extrema-Direita 
      A razão principal foi terem limpado o sebo aos mercenários russos, que como sabem desde a URSS, tudo o que vem de Putin é o melhor do mundo e o segundo da Europa. Segundo foi o de ter aparecido uma reportagem independente de um russo na Rússia. Putin deixou já mais uma mensagem aos futuros jornalistas russos que queiram noticiar a verdade. Contundo, continua a descascar o melão que só te enterras mais.

  4. Luís Miguel
      terra alheia 
    Não vejo a razão da surpresa. É óbvio que este infeliz foi assassinado. Resta saber por quem. Normalmente procura-se a quem aproveita o crime (exatamente como no caso Skripal e do alegado ataque químico na Ghuta oriental, Síria). Aliás, este tipo de ocorrências não é exclusivo da Rússia. Não tenho os pormenores de cor, mas lembro-me de casos de cientistas que se «suicidaram» no Reino Unido, por terem sido inconvenientes, assim como do violento suicídio de John Keneddy e, indo mais atrás, do suicídio (por defenestração aguda) de um certo Miguel, o de Vasconcelos. Nada de ilusões; estas práticas são transversais; não são uma especificidade russa. Os líricos é que pensam (ou, não o sendo, querem fazer crer que pensam) o contrário. Espero que a seguir não vá o amigo.

    1. Jose Rodrigues
        Londres (Aprendendo portugues. Peço desculpas por erros antecipadamente.)
      Putin deu exemplo por muitos a seguir particularmente na Europa, nada original mas a reentrada do velho modelo de arrumar em nome de estabilidade e segurança. E bom lembrar que era amigo de Yeltsin e continuo o rumo (neoliberalismo estilo russo) já feito, sem a bêbadas (disciplino) e mais violento.
    2. Luis Miguel irrita-me solenemente essa argumentação de que quando se fala num criminoso, vem logo a ladainha "mas aquele tambem não é ciminoso?". Revela na minha opinião falta de inteligencia. Quando falo dos crimes dos americanos (e não foram poucos) é desses que se trata. Quando se fala dos crimes de Salazar, Franco ou Pinochet, é desses. Agora estamos a falar de Putin, de quem, qualquer pessoa intelectualmente honesta e informada neste mundo, sabe que é um patife. Ponto .
    3. Novo atestado de burro. O artigo não fala uma única vez no personagem que parece acompanhá-lo dia e noite. Afirmar que foi o Putin - ou, vá lá, a mando dele - parece-me precipitado. Para mim é evidente que este jornalista foi assassinado, mas não identificaria o culpado com essa ligeireza.
    4. "Luis Miguel irrita-me solenemente essa argumentação de que quando se fala num criminoso, vem logo a ladainha "mas aquele tambem não é ciminoso?" - Vou ficar à espera de ver a tua indignação nos comentários dos direitotes em situações semelhantes a esta, mas na facção inversa.
  5. Os adversários do putin, estranhamente estão sempre a tropeçar na morte. Ora algum desses comentadores pro russos aqui do burgo me explica como isso acontece? É que já ninguém acredita no azar já que a casuística tem mostrado uma tendência inequívoca.... Ainda me vão tentar convencer de que se trata de uma cabala anti putin....
  6. Putin é um assassinio sem escrupulos, como é um ladrão sem escrupulos. O seu maior desgosto foi não ter sido policia o resto da vida, porque estraria a fazer o que lhe dá prazer certamente: torturar presos politicos e provavelmente vê-los morrer as suas mãos.
    1. O putin é um assassino.. Invadiu o Iraq, matou milhões, destruiu um país, baseado em mentiras, mandou matar o Kdaffi porq este conjuntamente com Saddan queriam acabar com o dolar nos negócios do petróleo, destruiu a Líbia, acabou e destruiu a jugoslávia, apoiou um golpe fascista na ucrania, apoioa um ditador no Egipto, e quer destruir a Síria porq o Assad não deixou a Arabia saudita construir um pipeline até ao mediterraneo... E, no entanto todos os oligarcas russos q roubaram a Rússia estão devidamente protegidos e com o dinheiro lavado em Londres!...
  7. Deve mesmo ter sido um "acidente", ttraduzindo "vamos" dar o "exemplo" para o caso de outros jornalistas tentarem fazer pesquisas idênticas, como é natural dava muito mas vistas usarem substâncias químicas na Rússia.
  8. Não senhor!... Foi o Putin q tem ainda muita genica, subiu pela parede exterior, pois a porta estava trancada, depois trouce-o até ao 2 andar e depois empurrou-o, porq se fosse do quinto andar ficava irreconhecível e todo esborrachado!...

    1. Darktin
        Anti Comunistas da Extrema-Direita 
      Segundo as noticias, o o jornalista foi atirado do quinto andar. Contudo, gosto da tua incredulidade para constatar o óbvio. Demonstra o quanto és sincero nos teus comentários. Quer dizer, se fosses sincero, não utilizavas esta multi-conta.
  9. o mais provavel e ter sido um infeliz acidente.

    1. Darktin
        Anti Comunistas da Extrema-Direita 
      Primeiro avançaram com um suicídio mas depois, como começaram a perguntar pela carta ou bilhete de despedida ,próprio de quem se suicida, avançaram com o "acidente". O mais provável foi ter sido assassinado pelo FSB a mando do Oligarca russo em questão. Contudo, se a pressão dos russos aumentarem para saber a verdade, vai aparecer um grupo de tchetchenos patriotas de ultima hora como os culpados.

  10. MCA
      Cidadã da finis terræ 
    Segundo os policiais que gosto de ler, este tipo de morte é a preferida por não deixar rasto (as balas têm correspondência a uma arma). A realidade é sempre pior que os romances, a verdade é essa...

  11. Javali
      Javali profissional 
    Tropeçou no nó da gravata

  12. Darktin
      Anti Comunistas da Extrema-Direita 
    O pior não é isto acontecer ciclicamente na Rússia, são os saudosistas a quererem este tipo de governo para Portugal. RIP Maxim Borodin.
  13. Está dificil de ver...Qual é a côr do cavalo branco de Napoleão? Estas Putinices são a ponta do iceberg, porque o resto do iceberg é como no tempo da KGB, ninguem lhe poe a vista em cima...
  14. ...3...2....1...Para aqui entrarem os saudosistas de USSR com os delírios do costume. Posso dar uma sugestão?: Foram Serviços Secretos Ocidentais
    .

  15. Joana Valak Sampaio As pessoas nao respeitan as placas das limpezas a dizer piso molhado
    Gerir
    Responder16 h
    Victor Ribeiro Vamos a vêr: o que tem o cu a ver com as calças? A fotografia nada tem a ver com a morte do jornalista, mas o Público está sempre a manipular as notícias. Porra!
    Gerir
    Responder16 hEditado
    Luís Neto Precisamente, a tentar sugerir que foi o Putin, pessoalmente, que empurrou o tipo lol
    Gerir
    Responder16 h
    Maria João Lynce Bem, continuando o sarcasmo, mas quem seria o idiota a achar que seria o Putin a empurrar o jornalista?....
    Agora se calhar a foto alude aos russos, porque se calhar o Putin é o presidente russo, e porque a notícia fala em mercenários russos.... é capaz de haver alguma relação, se calhar..... 😁🤣
    Gerir
    Responder16 h
    Marcelo Vindeirinho Entendo o seu ponto, mas só se deixa manipular quem não quer ler. E quem não quer ler, não está propriamente a ver noticias.
    Deixe-me dar-lhe um ou dois exemplos para mostrar que, não sendo correcto, não tem grande mal.
    1. Quando o Trump toma uma decis
    ão na Casa Branca e colocam uma foto da Trump Tower. Ele tomou a decisão na Trump Tower?
    2. Quando existe uma noticia de Nova Iorque e colocam a imagem da Estátua da Liberdade. Passou-se naquele sitio exacto?
    3. Portugal foi eleito o melhor destino de turismo. E colocam uma imagem de Lisboa. Portugal é só Lisboa?
    4. Benfica perde no último minuto contra Porto. E colocam foto de árbitro. Estão a insinuar que foi o árbitro que marcou o golo?

    Atenção que também acho que o Público podia ser mais cuidadoso, ainda assim, não é errado associar a morte de um jornalista que fala negativamente sobre o papel do Estado russo, ao lider do Estado russo.
    Nem que seja, porque é nesse sentido que as últimas noticias e desenvolvimentos apontam. Neste caso e noutros.
    Que interesse teria a morte de um jornalista russo, se não fosse pelo potencial envolvimento do lider russo? Não está provado, mas o foco do interesse é essa possibilidade existir. De outra forma, nem faria sentido ser noticia internacional.
    E fique descansado, o Público não foi o único jornal a fazê-lo.
    E mais uma vez, se eu fosse da redacção também seria mais sensato, mas eu não ando a vender jornais.
    Gerir
    Responder16 h
    Victor Ribeiro Maria João Lynce não tem nada a vêr! É como colocar uma noticia de Portugal sobre qualquer tragédia com a cara do Marcelo!
    Gerir
    Responder16 h
    Gabriel Sapateiro Atiraram o a baixo
    Gerir
    Responder16 h
    Maria João Lynce Victor Ribeiro é, mercenários russos e Rússia, representada pelo seu presidente ( é o presidente não é?...) não tem mesmo nada a ver, nadinha. Realmente também podiam ter colocado a foto do Trumpas. 🤣
    Gerir
    Responder15 hEditado
    Maria João Lynce Victor Ribeiro leia bem o comentário do Marcelo Vindeirinho, está lá bem referida a natural associação que se pode depreender entre foto e notícia, e você até gostou... 😁
    Gerir
    Responder15 hEditado
    André Sousa podiam ter posto uma foto do stalone e dos outros mercenarios e uma bandeira russa.ia ter mt mais haver com a noticia.
    Gerir
    Responder15 h
    Maria Dos Santos Os Russos não tarda nada entram em confronto com a NATO ou os tais 3 que atacaram a Síria 😡😠
    Gerir
    Responder13 h
    Xana Dav Maria João Lynce Os mercenarios trabalham sempre para governos estrangeiros.
    Gerir
    Responder13 h
    Guilherme Rodrigues Não tem nada a ver? XD é preciso fazer um desenho?
    Gerir
    Responder13 h
    Manuel Paz Oliveira Acho que a senhora está a confundir tropa com mercenários. mercenário é clandestino, não é governamental. O jornalista do P. é outro a fazer confusão. A não ser que actualmente Putin esteja na moda. É russo? Foi Putin!
    Gerir
    Responder13 h
    Xana Dav Manuel Paz Oliveira Os mercenarios são soldados pagos para executarem um certo trabalho...uns clandestinos outros trabalham para governos.oficiosamente. Eu quis apenas dizer à dita senhora que se é mercenario..nada tem a ver com o Presidente russo..talvez não fui muito clara.
    Gerir
    Responder13 hEditado
    Victor Ribeiro Maria João Lynce gostei mas não quer dizer que esteja de acordo na íntegra! aqui não dá para explicar, devido a várias limitações e mal entendidos, a escrita neste caso não é tão boa como uma conversação fluida; e afinal o assunto é mais complexo do que parece, íamos (leitores) a acabar por ser nos a escrever o artigo. O "Jornalista" quis de uma forma mal intencionada relacionar o Putin con a morte do Jornalista, tinha uma infinidade de fotografias para ajudar no contexto do que está escrito e tinha precisamente de escolher esta foto. Este tema dá "pano para mangas" e não tenho tempo para discordar ou concordar com cada um dos comentários. Além de outros comentários importantes que tratam de diferenciar militares e mercenários, o que disse o Marcelo Vindeirinho: " o Público podia ser mais cuidadoso" foi essencial e eu digo mais, deviam ter mais Ética profissional!
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Manuel Paz Oliveira Xana Dav Rica, mercenários não são soldados, são ex-soldados.
    Gerir
    Responder12 h
    Xana Dav Manuel Paz Oliveira Detalhe importantissimo! Jà agora em França deram a noticia pondo um soldado com farda..para ilustrar esta noticia!!!
    Gerir
    Responder12 h
    Xana Dav Porque no campo de ação são soldados!!
    Gerir
    Responder12 h
    Gonçalo Taipa Teixeira Há quem adivinhe o que queria o jornalista ("O "Jornalista" quis de uma forma mal intencionada relacionar o Putin con a morte do Jornalista"), ao mesmo tempo que se desculpa com "devido a várias limitações e mal entendidos, a escrita neste caso não é tão boa como uma conversação fluida; e afinal o assunto é mais complexo do que parece" LOL!!
    Gerir
    Responder12 h
    Victor Ribeiro Gonçalo Taipa Teixeira sim quê? Lol
    Gerir
    Responder12 h
    Luís Neto Quando se vê uma imagem é transmitida informação imediatamente, claro que a informação transmitida pela imagem poderá ser errada, incompleta, falsa ou enganosa. Há quem diga "só se deixa manipular quem não lê a notícia", só que esse é o tipo de raciocínio simplista que não ajuda a compreender o formato utilizado. Porque razão existem imagens a ilustrar um artigo? Para transmitir e resumir de uma forma primordial o conteúdo da notícia. O lema "uma imagem vale mais que mil palavras" tem uma razão de ser, baseada naquilo que de facto é, essencialmente, o nosso processo cognitivo.

    O uso da imagem do presidente Russo como ilustração para uma notícia sobre o assassinato de uma jornalista que desvendou as maquinações de um grupo Russo de mercenários só tenta passar uma mensagem: "o grupo de mercenários foi oficialmente contratado pelo governo Russo, quiçá o próprio Putin." - quem sabe pode ser verdade, mas depois o artigo não tenta em ponto algum substanciar isso, mesmo que o sugira vagamente.

    Ao longo dos anos houve várias notícias sobre semelhantes grupos a operarem no Iraque e no Afeganistão, nomeadamente: Blackwater, Xe Services, Academi (estes 3 são o mesmo, mas tiveram que mudar de nome ao longo dos anos devido a polémicas constantes). Nunca me recordo de terem usado uma foto do Obama como ilustração, e se o foi então foi completamente enganadora; se tivesse sido do director da CIA, já nem tanto.
    Gerir
    Responder11 hEditado
    Jorge Simões Portou-se mal. Andou a investigar e a publicar coisas que não devia. Foi mais um que teve de morrer. Afinal parece que o KGB continua bem vivo, mas agora ao serviço das máfias
    Gerir
    Responder12 h
    Rui Saraiva O jornalista que morreu é o senhor de gravata ou aquele de que se vê a orelha e o cabelo ? Pensava que não era possível descer mais, mas o Público esmera-se. E as condutas de saneamento já estão a 4 metros de profundidade
    Gerir
    Responder13 h
    José Xavier Esta persistente falta de criatividade é que me intriga...ora caiem, ora envenenam...talvez fosse mais criativo juntar as duas coisas,por exemplo!
    Primeiro envenenavam, depois atiravam, e por fim comiam-nos...enfeitados com ervas aromáticas !
    Gerir
    Responder5 h
    Ricardo Quaresma Jesus Tudo o que se opõe ao Putin ou tenta desmascaralo morre ,ou por acidente ou assassinado a imagem diz tudo deste diatador assassino estão a criticar a América por lançar misseis enquanto este è que está a destruir o paìs e assassinar o povo 🤔 loool
    Gerir
    Responder2 hEditado
    Nicollas Assunção Morreu por acaso assim caindo do 5• andar. Foi uma acidente, quer dizer ... espera, deixa-me analisar os fatos associados a carreira dele. Pois...
    Gerir
    Responder11 h
    Adriano Soares Devia o Público tomar partido? Com esta foto cedeu aOs truques da imprensa portuguesa. Ou a jornalista era o presidente russo Vladimir Putin?
    Gerir
    Responder16 h
    Jose Forbes de Bessa uns hipocritas. Ja nao ha jornalismo
    Gerir
    Responder16 h
    Marcelo Vindeirinho Entendo o seu ponto, mas só se deixa manipular quem não quer ler. E quem não quer ler, não está propriamente a ver noticias.
    Deixe-me dar-lhe um ou dois exemplos para mostrar que, não sendo correcto, não tem grande mal.
    1. Quando o Trump toma uma decis
    ão na Casa Branca e colocam uma foto da Trump Tower. Ele tomou a decisão na Trump Tower?
    2. Quando existe uma noticia de Nova Iorque e colocam a imagem da Estátua da Liberdade. Passou-se naquele sitio exacto?
    3. Portugal foi eleito o melhor destino de turismo. E colocam uma imagem de Lisboa. Portugal é só Lisboa?
    4. Benfica perde no último minuto contra Porto. E colocam foto de árbitro. Estão a insinuar que foi o árbitro que marcou o golo?

    Atenção que também acho que o Público podia ser mais cuidadoso, ainda assim, não é errado associar a morte de um jornalista que fala negativamente sobre o papel do Estado russo, ao lider do Estado russo.
    Nem que seja, porque é nesse sentido que as últimas noticias e desenvolvimentos apontam. Neste caso e noutros.
    Que interesse teria a morte de um jornalista russo, se não fosse pelo potencial envolvimento do lider russo? Não está provado, mas o foco do interesse é essa possibilidade existir. De outra forma, nem faria sentido ser noticia internacional.
    E fique descansado, o Público não foi o único jornal a fazê-lo.
    E mais uma vez, se eu fosse da redacção também seria mais sensato, mas eu não ando a vender jornais.
    Gerir
    Responder16 h
    Rui Saraiva Marcelo Vindeirinho , jornalismo, notícias, não é sugerir potenciais envolvimentos. Aliás, a menos que se seja coscuvilheiro e intriguista, nem é preciso ser jornalista para ver o disparate da coisa.
    Gerir
    Responder13 h
    Dulce Filipe Levitnenko....e tantos outros...que morrem acidentalmente!!!!!!
    Gerir
    Responder14 h
    A opção selecionada é Comentários Principais e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
    Xana Dav Quando era pequena aprendi uma canção que era:Papagaio loiro de bico doirado....é pena esqueci o resto!!!!
    Gerir
    Responder12 h
    Dulce Filipe Olhe ainda vai a tempo de aprender.....posso ensinar se quiser!
    Gerir
    Responder12 h
    Dulce Filipe Anna politkosvaskaia, gerorgi marskov...... quer mais? Pode corrigir o meu russo.... é péssimo, concerteza tenho erros ortográficos!
    Gerir
    Responder12 hEditado
    Xana Dav Dulce Filipe Eu sou como São Tomàs... ver para crer!! Espero que ninguém nunca diga que matou alguém.. senão fica lixada!
    Gerir
    Responder12 h
    Dulce Filipe Sempre que apanho uma mosca..... Mas se ler o livro do Alexander Litvinenko.....penso que ficará com uma visão estranha de são tratados " assuntos" inconvenientes pelo regime de Putin.... Apenas expresso a minha opinião....e respeito a sua!
    Gerir
    Responder12 h
    Xana Dav Dulce Filipe Eu formo a minha propria opinião sobre o que leio e oiço aqui e acolà.. Tudo o que é "mastigado" pelos outros eu não como. Aprendi muito neste mundo...e sei um pouco como ele funciona...sobre este assunto ou outros. Somos livres de pensar o que queremos...afirmar jà é diferente.
    Gerir
    Responder12 h
    Ana Eduarda Rodrigues Xana Dav A Dulce Filipe, expressa o que leu. Muito lúcida esta Sra.
    Gerir
    Responder10 h
    Dulce Filipe Ok..... está certo...vou terminar por aqui....antes que caia acidentalmente do 5* andar.
    Gerir
    Responder4 h
    Dulce Filipe Após 74.....acho que se ganhou o direito de dizer o que se pensa....mas ok. Perdoem a minha ignorância, e agradeço, o partilharem comigo tamanha sabedoria! Obrigada, obrigada!
    Gerir
    Responder1 hEditado
    Xana Dav Dulce Filipe Felizmente o ridiculo não mata!
    Gerir
    Responder23 min
    Dulce Filipe Ainda bem.... senão a sra já me teria "suicidado" com tanta insistência em não permitir opiniões contrárias á sua!
    Gerir
    Responder11 min
    A opção selecionada é Comentários Principais e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
    Albano Monteiro Ele viu os seguranças num exercício, não sabia é que o exercício era ele próprio..
    Gerir
    Responder16 h
    Carla Lobo Ricardo Passos 😉 as pessoas "curiosas" são muito propensas a acidentes...
    Gerir
    Responder8 hEditado
    Anabela Sérvolo Suicidaram mais um?🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
    Gerir
    Responder16 h
    Paulo Dos Santos Ele foi assassinado, mas é claro que a midia coagida e comprada vai informar para desenformar, sempre foi assim, assim será.
    Gerir
    Responder16 h
    Jose Forbes de Bessa Atencao esta noticia da SIC e falsa. Nenhum canal na Russia esta a abordar o assunto nesta vertente. O quadro atras do jornalista diz respeito a estatistica de consumos de agua e inclusivamente a segunda linha menciona o consumo em media ao lavar a louca(com cedilha)o que compreenderao nao sera uma preocupacao primordial em caso de guerra.
    😃. Seria divertido se nao se destinasse a alarmar os portugueses para alem do mau jornalismo

    http://sicnoticias.sapo.pt/.../2018-04-13-Televisao-russa...
    Gerir
    Responder16 h
    Nuno Oliveira Ahahah mas porque será que os media russos não estão a abordar este assunto, pense lá um bocadinho
    Gerir
    Responder16 h
    Jose Forbes de Bessa Nuno Oliveira quem disse que nao estao?? Estao no Russia 24. Querido amigo boa tatica mas nao pega 😉
    Gerir
    Responder16 hEditado
    Nuno Oliveira Os media russos não abordam nenhum assunto de um modo que não seja previamente autorizado
    Gerir
    Responder16 h
    Jose Forbes de Bessa Nuno Oliveira estao a abordar a dar a noticia por muito que lhe custe
    Gerir
    Responder15 h
    Jose Forbes de Bessa ja viu aquele fake da SIC que publiquei aqui ? 😉
    Gerir
    Responder15 hEditado
    Jose Forbes de Bessa Atencao esta noticia da SIC e falsa. Nenhum canal na Russia esta a abordar o assunto nesta vertente. O quadro atras do jornalista diz respeito a estatistica de consumos de agua e inclusivamente a segunda linha menciona o consumo em media ao lavar a louca(com cedilha)o que compreenderao nao sera uma preocupacao primordial em caso de guerra.
    😃. Seria divertido se nao se destinasse a alarmar os portugueses para alem do mau jornalismo

    http://sicnoticias.sapo.pt/.../2018-04-13-Televisao-russa...
    Gerir
    Responder15 h
    Victor Gerardo Jose Forbes de Bessa tenha juizo. Até voce não acredita no que diz. 
    Gerir
    Responder13 h
    Maria Dos Santos Os Russos não tarda nada entram em confronto com a NATO ou os tais 3 que atacaram a Síria 😡😠 teremos a 3 guerra mundial
    Gerir
    Responder13 h
    Jose Forbes de Bessa Victor Gerardo nem comento ainda nao percebi no que nao acredito. Refere se ao qie edta em cima?
    Gerir
    Responder7 hEditado
    Julia Ferreira Um amigo, Viacheslav Bashkov, disse ter recebido um telefonema de Borodin às 5h00 de 11 de Abril dizendo que havia alguém na sua varanda e pessoas de camuflado e máscaras nas escadas. Mais tarde, ligou-lhe de novo dizendo que afinal tinha era visto seguranças que estavam a fazer uma espécie de exercício.
    Gerir
    Responder15 h
    Maria Carreira Pois é... ultimamente foi convencido que era pássaro !
    Gerir
    Responder16 h
    José Martins Zé Na Rússia, pareceu uma estirpe de gripe que ataca pelo olfacto. Aqueles que não cheiram bem, vão sendo abatidos.
    Gerir
    Responder12 h
    Pedro Silva O outro dos EUA não passa de um palhaço, mas este porco assassino e ditador também já não engana ninguém.....!
    Gerir
    Responder14 h
    Ana Cristina Resende Nogueira O The Guardian publicou matéria sobre a morte, com uma foto do jornalista.
    Gerir
    Responder9 h
    Diogo Costa Mais um para o saco fácil ... Carolina Gaspar, falam a mais do que não sabem azar !!!
    Gerir
    Responder16 h
    Filipa Oliveira Mais um que "suicidaram".
    Gerir
    Responder16 h
    Francisco Nicolau Rapto, célebre em Macau, também deu em o chefe ter caído "do prédio abaixo" 😉
    Gerir
    Responder3 h
    Pinto Sá Pereira Na Rússia as varandas não têm guardas de proteção e por isso as pessoas estão sujeitas a cair principalmente quando corre a vodca sem controlo.
    Gerir
    Responder12 h
    Milton Pereira esses mercenários da wagner group sabem trabalhar até já estão infiltrados no exercito da nato a recrutar até generais descontentes com a politica europeia
    Gerir
    Responder14 h
    Nelson Teixeira Não falem mal de Putin... Diz que dá um azar do caraças!
    Gerir
    Responder1 min
    José Antunes Deve ter escorregado ao sair do banho. O Putin mandar aluguer assassinar a jornalista? Não acredito... é impossível.
    Gerir
    Responder12 hEditado
    José Nunes Nunes Mais um enfim cx, está gente pensa que não morrem e fazem tudo para se manterem no poder!!!!!
    Gerir
    Responder15 h
    Raul Louro Quando se tráta de de casos com Russos e incomodalos logo aí é tudo natural
    Gerir
    Responder15 h
    António Rios Foi à procura dos dois mil 'mercenários' americanos, que se esqueceu de mencionar.
    Gerir
    Responder14 h
    Álvaro Faria Truques da imprensa lusitana, com dono e coleira. Esta foto é uma afronta.
    Gerir
    Responder15 h
    Gilberto Marques Não é novidade pra ninguém de que os comunistas não sabem lhe dar com quem os critica.Pra eles,ou você dança a minha música,ou então já eras...Todo mundo sabe que Anjo Putin manda matar ou prender os seus opositores,isso não é novidade pra ninguém,mas como tem pessoas que fingem-se de cegos,e só sabem olhar pró outro lado,dizem sempre que é manipulação da imprensa que não quer ver o bem do tão adorado Putin.
    Gerir
    Responder33 min
    Francisco Mendonça Realmente...é uma boa noticia! Morrem milhares de pessoas,em acidentes e desses milhares,alguns milhares são contra o sistema! Crimes?? Santa Paciencia!!!!!
    Gerir
    Responder3 h

Sem comentários: