terça-feira, 17 de abril de 2018

Por que é que Daviz Simango não quer ter os bons e grandes quadros ao seu lado?

Venâncio fora da Comissão Política e o reforço da Liderança de Simango


 Venâcio Mondlane deixa Comissão Política, colocando-se dúvida se ainda será candidato virtual ao município de Maputo e Geraldo Carvalho o cargo de Chefe do Departamento de Mobilização e Propaganda. Fala-se que Carvalho que agora não ocupa nenhum cargo partidário pagou caro por afrontar Daviz Simango. 

A questão que se coloca agora é que se a saída dessas figuras de peso e influentes no partido será para revitalizar a formação política ou uma forma de botar para fora da máquina decisória quem constituía ameaça para a quase que perpétua liderança de Daviz Simango?




O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Moçambique decidiu pela mudança da Comissão Política, onde figuras de peso como Venâncio Mondlane e Maria Moreno ficaram de fora.


Outro colosso e fundador do partido que sai do Conselho Nacional sem nenhum cargo político é Geraldo Carvalho que nos últimos meses bateu de frente com o líder do partido ao manifestar seu interesse em candidatar-se a edil da Beira, precisamente para substituir a Deviz Simango.


Fala-se no interior do partido que Simango não aceita afrontação e que as mudanças verificadas visam essencialmente proteger a sua liderança numa altura em que surgem vozes que defendem que o cículo do actual presidente já está esgotado.

"Essas mudanças são difíceis de entender, mas antes mesmo do Conselho Nacional já se sabia que Venâncio Mondlane não iria renovar o lugar no órgão, por isso o Venâncio nem se deslocou a cidade da Beira para participar da reunião do partido". Disse uma fonte que não quis se identificar por temer represálias.


Já outro membro explicou que acredita que “as mudanças na Comissão política e no Departamento de Mobilização e propaganda visam conferir ao partido uma nova dinâmica com olhos para os processos eleitorais que se avizinham".

Desde a realização do congresso alguns membros têm vindo a denunciar eleições com vencedores programados tudo com o intuito de reforçar poderes de Daviz Simango no partido, uma vez que figuras como Geraldo Carvalho, possuem muita influencias nas bases do partido.

Cai ainda da Comissão Política Maria Moreno.


São movimentações que de acordos com parte de membros do partido do Galo, visam combatar também a influência e popularidade de figuras como Manuel de Araújo, Venâncio Mondlane, Geraldo Carvalho que em algum momento desautorizam a liderança de Daviz Simango.


Dai que circulava no seio do partido que o teste de Daviz Simango são as eleições autárquicas que se avizinham. Ou seja, em caso de maus resultados iria colocar-se em causa a liderança do clã Simango.


Luis Boavida que até a data da realização do Conselho Nacional ocupava o cargo de Secretário-Geral saltou para a Comissão política. - os partidários entendem que se tratou de "uma recompensa pelo facto de sempre ter sido leal a Daviz Simango e ele só deixou o cargo de SG porque não tinha resultados palpáveis que pudessem credibilizar sua continuidade".


É BEM POSSIVEL QUE DAVIZ SIMANGO SEJA UM LIDER FRACO QUE ENFRAQUECE GENTE FORTE: Será que o MDM já está ao nível do Real Madrid para deixar estrelas (grandes quadros) no Banco (fora dos principais cargos e órgãos)?
Por que é quadros como Dr. Frangoulis é um simples suplente na comissão política e por que é que figuras carismáticas como eng.Venâncio Mondlane está fora (acaba de sair) da Comissão Política do MDM? Por que é que um grande quadro da dimensão do professor Manuel de Araujo não tem um posição de destaque no MDM? Por que é que Manuel de Araujo até hoje não é pelo menos, Secretário- geral do MDM pra credibilizar o MDM e mostrar que o poder no interior deste partido está descentralizado ?
Por que é que Daviz Simango não quer ter os bons e grandes quadros ao seu lado? Então, por que o MDM recruta grandes inteligências e grandes nomes para depois os combater, ostracizar, vulgarizar e até os humilhar?
Daviz Simango deve mostrar que não é um líder fraco que enfraquece gente forte...deve se ladear de boas inteligências. O MDM não deve apenas contar com o grande descontentamento que existe em relação a governação da Frelimo mas deve fazer muito mais para merecer o voto das pessoas até mesmo dos descontentes. Não contribuam para as abstenções e não matem a esperança e a alternativa política que vocês eram. Ainda há tempo, mudem de atitude. Um MDM forte é bom para nossa democracia e é do interesse geral mas um MDM fraco só beneficia os seus adversários políticos.

Por Péricles Maquiavel 17/04/2018
Comentários

Responder5 h

Jose Waite Pontos de vista.
Não acredito muito na marginalização destes, pode ser uma estratégia para colocá-los em outros pontos relevantes da vida do MDM.

Gerir


Responder5 h
Venancio Amido Vou comentar depois agora estou a analisar dados.!!!!
Gerir


Responder5 h
Lino Nelson Paruque A mim me parece que os fundadores de partidos políticos em Moçambique fundam-nos para que sejam suas propriedades privadas e não propriamente fóruns de consertação de ideias para o desenvolvimento do país. Os partidos são na verdade veículos para o alcance de desideratos particulares dos seus fundadores. Daí que ninguém esteja autorizado a brilhar mais que o chefe. Ninguém pode contestar, contrariar, criticar o chefe. Todos devem alinhar seus pensamentos e ideias quais extensões das visões do líder. Ninguém deve olhar para seja o que for de um ponto de vista diferente do do líder. Na nossa cultura democrática os partidos políticos são que nem empresas privadas onde prevalecem as vontades do proprietário, esteja ele certo ou errado. É assim a Frelimo, é assim a Renamo, o MDM, o Pimo, etc. É aquela história do menino dono da bola que escolhe quem joga no time. Ou não há jogo. E nessa hora, ai daquele que tiver ousado em algum momento contrariar o dono da bola. Bom brible, bom remate, mas ficará a assistir.
Gerir


Responder3 h

Sem comentários: